Combustão em rede
13 de maio de 2004

Pesquisadores brasileiros propõem a criação de um sistema de cooperação e colaboração para estimular o desenvolvimento de trabalhos sobre energia e combustíveis

Combustão em rede

13 de maio de 2004

Agência FAPESP - A criação da Rede de Combustão foi proposta por diversos pesquisadores, após dois dias de reunião na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na semana passada.

Para o CNPq, trata-se de uma rede que se pretende "cooperativa, colaborativa e em sinergia para que se consiga uma efetiva integração entre grupos de pesquisa e entre a comunidade científica e o setor empresarial".

De acordo com o órgão federal, a combustão permeia todos os setores da sociedade e é responsável por cerca de 80% da energia gerada pelo homem. A poluição nas grandes cidades, as queimadas na Amazônia, a tecnologia aeroespacial, a queima do lixo urbano e a geração de energia elétrica são algumas das áreas ligadas diretamente com a combustão que têm grande importância para o país.

As principais metas propostas para a nova rede são: formação de 180 mestres e 80 doutores na área em dez anos; ter 20 laboratórios funcionando; implantar 10 projetos cooperativos por ano nos próximos quatro anos; e dobrar o número de publicações de cientistas brasileiros em periódicos internacionais.