Com a mão na massa
20 de junho de 2005

Livro escrito por especialistas franceses, destinado a alunos de educação infantil e ensino fundamental, acaba de ser lançado no Brasil com o objetivo de propor uma nova metodologia de ensino nas escolas

Com a mão na massa

Livro escrito por especialistas franceses, destinado a alunos de educação infantil e ensino fundamental, acaba de ser lançado no Brasil com o objetivo de propor uma nova metodologia de ensino nas escolas

20 de junho de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - As instituições de ensino brasileiras acabam de ganhar uma publicação que estimula mudanças nos moldes do ensino de boa parte das escolas do país. O livro "Ensinar as ciências na escola", uma parceria entre a Estação Ciência, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi elaborado por especialistas franceses e agora adaptado e traduzido para o português.

A publicação foi idealizada em 2002 para ser inserida no currículo das escolas francesas. "O conteúdo refere-se a uma nova metodologia de ensino, a ‘La main à la pâte’, que nasceu nos Estados Unidos e logo se expandiu para a Europa", disse Dietrich Schiel, editor responsável pela versão brasileira, à Agência FAPESP.

Segundo Schiel, que é vice-diretor do CDCC, em São Carlos, a tradução para o português dessa nova metodologia seria "Com a mão na massa". "Essa filosofia de ensino propõe que a criança participe ativamente da descoberta dos objetos e fenômenos da natureza, participando assim da construção do conhecimento de forma mais intensa", explica.

A obra, destinada a professores de educação infantil e das quatro primeiras séries do ensino fundamental, compreende sete módulos. Dentro dos diferentes temas, existe um detalhamento do processo de funcionamento de diferentes experimentos científicos em áreas como física, bioquímica, astronomia e biologia.

Os temas dos módulos são: "O ar é matéria?", "Uma semente, uma planta?", "O que acontece com os alimentos que comemos?", "Que horas são em São Paulo, Moscou ou Tóquio? Estudo dos fusos horários", "O funcionamento da alavanca. Dêem-me um ponto de apoio e levantarei o mundo", "Como saber de onde vem o vento?" e "A água na escola maternal".

O livro foi testado em escolas brasileiras para que fossem feitas adaptações no seu conteúdo e em sua bibliografia. A edição nacional da obra foi traduzida por Marcel Paul Forster. "Não se trata apenas de uma mera tradução, mas sim uma grande adaptação da metodologia estrangeira para a realidade nacional, com a inserção de conteúdos produzidos por alunos brasileiros", conta Schiel.

A distribuição da obra é gratuita e os professores interessados devem enviar um e-mail para dietrich@cdcc.sc.usp.br e especificar para qual finalidade será destinada a publicação.

O conteúdo do livro está disponível também para download em http://educar.sc.usp.br/maomassa/livro/livro.html.

Mais informações: (11) 3673-7022


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