Reunião ocorreu no dia 5 de dezembro (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Anúncio foi feito por representantes do centro de pesquisa francês durante visita à sede da FAPESP
Anúncio foi feito por representantes do centro de pesquisa francês durante visita à sede da FAPESP
Reunião ocorreu no dia 5 de dezembro (foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP)
Helo Reinert | Agência FAPESP – Uma delegação do CNRS Engenharia – um dos institutos do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França – visitou diferentes instalações universitárias do Estado de São Paulo com a intenção de criar uma estrutura de pesquisa na América do Sul. O plano inclui um laboratório de pesquisa tripartite, que reúna a Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina, e o CNRS, para desenvolver projetos de cinco anos, que poderão ser renovados pelo mesmo período a depender dos resultados.
“O programa de pesquisa do laboratório será definido no prazo de 12 a 18 meses e, se todos estiverem de acordo, estaremos prontos para começar”, antecipou Lionel Buchaillot, diretor do CNRS Engenharia, em reunião realizada em 5 de dezembro na sede da FAPESP.
A divisão de engenharia do CNRS conta com oito laboratórios de pesquisa internacionais: três no Japão, um em Singapura, um em Londres, um nos Estados Unidos, um no Canadá e um na Argentina.
“Entendo que o projeto de criar um laboratório internacional de pesquisa é uma expansão da relação com a CNRS, que se fortaleceu a partir do estabelecimento de um centro aqui em São Paulo", disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP. “É uma iniciativa muito bem-vinda.”
Zago enfatizou que as duas instituições devem avançar também na cooperação entre centros de excelência já em andamento, com destaque para as áreas de fotônica, tecnologia quântica, ciência dos materiais e energia.
“Gostaria de cumprimentar o professor Zago pelas palavras visionárias, que se encaixam perfeitamente com o que Lionel Buchaillot tem em mente”, disse Liviu Nicu, diretor do escritório do CNRS na América do Sul. Ele comentou que a delegação francesa visitou os laboratórios do Instituto de Física e da Escola de Engenharia de São Carlos, ambos da USP, e conversou com pesquisadores que desenvolvem estudos em colaboração com a França. “Se soubermos misturar todos os elementos apresentados com sabedoria, chegaremos a uma colaboração duradoura e produtiva”, acrescentou.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.