Informações podem ser enviadas até 30 de novembro. Pesquisadores que lideram grupos devem atualizar informações dos integrantes
Informações podem ser enviadas até 30 de novembro. Pesquisadores que lideram grupos devem atualizar informações dos integrantes
Agência FAPESP – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o Censo da Pesquisa 2008.
O objetivo é conhecer o cenário atual da ciência brasileira a partir de informações dos grupos de pesquisa, sua distribuição geográfica, as linhas de pesquisa, bem como a produção científica, tecnológica e artística dos pesquisadores e estudantes.
O período de envio das informações vai até o dia 30 de novembro. Os pesquisadores que lideram grupos devem atualizar as informações de seus pesquisadores e estudantes, e os dirigentes têm a tarefa de certificar os grupos novos de suas instituições.
Segundo o CNPq, para que o Censo 2008 reflita com fidelidade a situação da pesquisa no Brasil, todos os participantes de grupos (pesquisadores e estudantes) devem atualizar também seus currículos Lattes.
O Diretório dos Grupos de Pesquisa é uma importante fonte de informação sobre a pesquisa realizada no Brasil. Suas bases contêm dados sobre os recursos humanos constituintes dos grupos, linhas de pesquisa, especialidades do conhecimento, os setores de atividade envolvidos, a produção dos participantes e os padrões de interação dos grupos com o setor produtivo.
A cada censo, desde o primeiro, em 1992, toda a comunidade representada no diretório é convidada a atualizar os dados dos grupos. Esses dados são processados e apresentados à comunidade científica e ao público em geral no site do CNPq, oferecendo a todos um panorama da capacidade instalada de pesquisa no país.
As informações completas de todos os censos já realizados, com séries históricas, súmulas estatísticas e buscas, podem ser acessadas pelo endereço http://dgp.cnpq.br/censos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.