CNI premia inovação
13 de dezembro de 2004

Dez empresas recebem o Prêmio CNI 2004, da Confederação Nacional da Indústria, que destaca as práticas empresariais voltadas à produção eficiente e ao aumento da competitividade

CNI premia inovação

Dez empresas recebem o Prêmio CNI 2004, da Confederação Nacional da Indústria, que destaca as práticas empresariais voltadas à produção eficiente e ao aumento da competitividade

13 de dezembro de 2004

 

Agência FAPESP - Cerca de 200 convidados, entre os quais dois ministros, estiveram presentes na entrega do Prêmio CNI 2004, da Confederação Nacional da Indústria, realizada na quinta-feira (9/12), na sede da entidade, em Brasília.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a categoria Ecologia do prêmio reconhece a importância dos investimentos no desenvolvimento sustentável. "A preservação do meio ambiente não é um empecilho ao crescimento econômico. Esse prêmio é uma prova disso e deve incentivar todas as empresas a adotarem técnicas produção sustentável", disse a ministra.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, destacou que os investimentos em modernização dos processos de produção, em gestão empresarial e na capacitação dos profissionais são fundamentais para garantir o crescimento econômico. "É investindo em inovação que conseguiremos nos modernizar e aumentar a nossa capacidade de produção", afirmou.

Dez empresas e dois dirigentes receberam o Prêmio CNI 2004, que destacou as práticas empresariais voltadas à produção eficiente e ao aumento da competitividade. Segundo a Confederação Nacional da Indústria, o número de trabalhos inscritos em 2004 superou em 94% o do ano passado. Foram apresentados 64.678 projetos em todo o país, com a participação de 454 empresas.

Confira os ganhadores do Prêmio CNI 2004 (informações da CNI):

  • Categoria Qualidade e Produtividade - Modalidade: Melhoria do Processo Produtivo:
    Caltec Química Industrial, do Paraná – O projeto da empresa com sede na cidade de Itaperuçu, mostra como o produto Clarisina, e seu sistema de utilização, o Hidratec, inovaram o tratamento do caldo utilizado na produção do açúcar nas usinas sucroalcooleiras.

  • Categoria Ecologia - Modalidade: Micro e Pequena Indústria
    Electrocell, de São Paulo - A empresa produzirá geradores à base de célula a combustível, totalizando 60 mil kilowatts ao ano. Para gerar toda esta energia, serão necessários 13,8 mil metros cúbicos por hora de gás natural ou 24.800 litros de etanol que, a partir de reformadores, convertem-se em hidrogênio. A tecnologia utilizada pela empresa permite a baixa emissão de poluentes e alta eficiência.

  • Categoria Qualidade e Produtividade - Modalidade: Micro e Pequena Indústria:
    C. Corsini Serralheria, do Espírito Santo – A empresa criou e fabrica máquinas e equipamentos para transformar o PET em vassouras e artesanatos, preservando o meio ambiente.

  • Categoria Ecologia - Modalidade: Conservação dos Insumos de Produção
    Sadia, do Paraná – A unidade do grupo no município de Toledo, desenvolveu um biossistema integrado para amenizar os prejuízos causados pelos dejetos suínos ao ambiente.

  • Categoria Ecologia - Modalidade: Educação Ambiental
    Camargo Correa Metais, do Pará – A unidade Metais de Breu Branco desenvolveu o banco de germoplasma em floresta primária, que prevê a conservação de mil hectares de floresta nativa, destinado à coleta de sementes de espécies florestais com valor madeireiro, frutífero, medicinal e oleaginoso.

  • Categoria Ecologia - Modalidade: Projetos Cooperativos entre Organizações Não-Governamentais Ambientalistas e a Indústria
    Sol Embalagens Plásticas, da Bahia - A empresa, com sede em Camaçari, construiu, em parceria com a Cárita Brasileira, 200 cisternas para captação da água da chuva em três municípios da região semi-árida da Bahia, que melhoraram as condições de vida das comunidades que sofrem com a seca.

  • Categoria Design - Modalidade: Gestão do Design Orientado às Exportações
    Flexiv-Móveis, do Paraná - A empresa usa elementos culturais do Brasil para desenvolver seus produtos, serviços e métodos de trabalho de forma criativa.

  • Categoria Design - Modalidade: Gestão do Design Ecológico
    Rimo, do Espírito Santo - A empresa intensificou sua política de exportação e construiu nova unidade, com modernas máquinas para a produção de móveis de madeira maciça.

  • Categoria Design - Modalidade: Micro e Pequena Indústria
    Art'Lev Design de Jóias, do Rio de Janeiro - A empresa inaugurou nova sede no Rio de Janeiro, com instalações projetadas para a produção de jóias com qualidade e menor impacto ao meio ambiente.

  • Categoria Interação Universidade-Indústria - Modalidade: Capacitação Empresarial
    Alcoa Alumínio e Sadia - A Alcoa Alumínio, em Poços de Caldas (MG), investe na capacitação de seus funcionários, obtendo retorno tanto em termos de receita quanto de inovação tecnológica. A Sadia, no Paraná, avalia e implementa inovações e melhorias de gestão e de padrões de trabalho.

  • Categoria Interação Universidade-Indústria – Modalidade: Capacitação Empresarial Dirigente - Profissional Capacitado
    Daniel Augusto Abreu Lopes, superintendente de engenharia e manutenção da Alcoa Alumínio, e José Carlos de Carvalho Martins, gerente da unidade da Sadia S/A.
Mais informações: www.cni.org.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.