Cnen desenvolve pesquisas na utilização de técnicas nucleares (foto: Cnen)
Comissão Nacional de Energia Nuclear comemora cinqüentenário com lançamento de livro, vídeo e exposição fotográfica sobre a instituição
Comissão Nacional de Energia Nuclear comemora cinqüentenário com lançamento de livro, vídeo e exposição fotográfica sobre a instituição
Cnen desenvolve pesquisas na utilização de técnicas nucleares (foto: Cnen)
O livro A opção nuclear – 50 anos rumo à autonomia é resultado de uma parceria da Cnen com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). O vídeo Cnen 50 anos – A história da energia nuclear no Brasil é uma produção conjunta das áreas de comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Cnen e registra o depoimento de figuras de destaque na área em diversas épocas. A exposição fotográfica, também resultado da parceria Cnen/Mast, traz imagens de momentos relevantes na história da energia nuclear no país.
A Cnen, autarquia federal vinculada ao MCT, participou das primeiras conquistas brasileiras no setor nuclear. Como órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil.
Atualmente com 14 unidades, distribuídas em nove Estados, a Cnen desenvolve ainda pesquisas na utilização de técnicas nucleares que têm contribuído para importantes avanços do setor.
No Brasil, técnicas nucleares estão presentes de forma bastante intensa em segmentos como medicina, indústria e geração de eletricidade. O país ocupa posição de destaque no cenário internacional e é referência nas áreas de radioproteção e enriquecimento de urânio.
Mais informações: www.cnen.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.