O físico Alberto Reis, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, conversará sobre obra que conta a história de teoria da física criada há cem anos
O físico Alberto Reis, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, conversará sobre obra que conta a história de teoria da física criada há cem anos
Agência FAPESP – A edição de dezembro do Clube do Livro Sci-SAIFR, promovida pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), discutirá o livro Mecânica Quântica para jovens sonhadores na quinta-feira (04/12), em formato virtual.
Para discutir a obra, foi convidado o físico Alberto Reis, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), autor do livro. Reis atua na área de física de altas energias, com ênfase na física de sabores pesados e suas conexões com a física hadrônica.
Com o objetivo de criar uma nova intuição, livre dos preconceitos clássicos, o livro guia o leitor, com a ajuda de várias analogias e explicações, através de toda a história da mecânica quântica: sua gestação, seu nascimento há cem anos e seus dias atuais.
O Clube do Livro Sci-SAIFR é um projeto que convida cientistas a escolher um livro para debater – com a participação do público – campos da física que perpassam a sua narrativa, promovendo um encontro entre ciência e literatura.
A atual edição será transmitida às 19h30, pelo Zoom. Para receber o link de transmissão, os interessados devem se inscrever por formulário eletrônico.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/clube-do-livro/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.