Estudantes brasileiros conquistam seis medalhas na 49ª Olimpíada Internacional de Matemática, na Espanha. Com 152 pontos, o Brasil ficou na 16ª posição no ranking mundial entre 103 países participantes
Estudantes brasileiros conquistam seis medalhas na 49ª Olimpíada Internacional de Matemática, na Espanha. Com 152 pontos, o Brasil ficou na 16ª posição no ranking mundial entre 103 países participantes
Agência FAPESP – Em sua participação na 49ª Olimpíada Internacional de Matemática, que foi encerrada no dia 22 de julho, na Espanha, o Brasil conquistou seis medalhas: cinco de prata e uma de bronze.
Com um total de 152 pontos, o Brasil ficou na 16ª posição no ranking mundial entre 103 países participantes, representados por 549 jovens de todo o mundo. O Brasil foi representado por uma equipe de seis estudantes, todos ganhadores de medalhas.
São eles Renan Henrique Finder, de São Paulo, Henrique de Oliveira Pinto, de Salvador, Rafael Tupinambá, de Belo Horizonte, Régis Prado Barbosa e Davi Lopes Alves de Medeiros, ambos de Fortaleza, que conquistaram medalhas de prata, e Marcelo Gauy, de São José do Rio Preto (SP), que obteve medalha de bronze.
Um comitê internacional elegeu os problemas que seriam resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
Os participantes resolveram seis problemas, que também costumam requerer mais criatividade, engenho e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.
O Brasil participa da Olimpíada Internacioal de Matemática desde 1979, tendo conquistado desde então um total de 81 medalhas, sendo 7 de ouro, 18 de prata e 56 de bronze.
A participação brasileira na competição é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto do Milênio - Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.