Objetivo de publicação eletrônica lançada pelo Instituto de Geociências da Unicamp é divulgar artigos originais e recursos educativos foto: divulgação

Ciências da Terra na internet
02 de fevereiro de 2006

Instituto de Geociências da Unicamp lança publicação eletrônica voltada para geólogos, geógrafos e educadores do ensino fundamental e médio. Objetivo de Terræ Didatica é divulgar artigos originais e recursos educativos

Ciências da Terra na internet

02 de fevereiro de 2006

Agência FAPESP - O Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de lançar o periódico Terræ Didatica, destinado à divulgação de materiais didáticos, recursos educativos e informações de interesse geral para as comunidades de geologia, geografia e educação.

A publicação é editada em formato eletrônico. A primeira edição, com 96 páginas, já está disponível na internet. Os textos podem ser baixados gratuitamente de três formas: apenas resumos, artigos completos ou a revista na íntegra, com todas as imagens e textos.

"O objetivo central da Terræ Didatica é estimular o intercâmbio de experiências pedagógicas entre as comunidades de geólogos, geógrafos e educadores do ensino fundamental e médio", explicou o editor-chefe Celso Dal Ré Carneiro, à Agência FAPESP.

"Queremos atingir os estudantes por meio de um amplo canal de comunicação entre pesquisadores e educadores. Atualmente, são muito escassos os conceitos de geologia aprendidos no ensino básico", disse.

Segundo Carneiro, a revista já está recebendo resumos de colaboradores que queiram divulgar seus trabalhos no próximo número, a ser lançado em julho.

As páginas eletrônicas da primeira edição incluem ainda o resumo dos principais eventos relacionados ao ensino da geologia. Novidades nos cursos de graduação e debates sobre a formação dos geólogos também são temas em pauta.

De acordo com Carneiro, o noticiário dos acontecimentos recentes mostra o interesse direto no estudo das causas e efeitos de terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terras e outros fenômenos. "Algum grau mínimo de conhecimento sobre ciências da Terra passou a fazer parte da bagagem de qualquer cidadão. Esses conceitos nos ajudam a conviver melhor com fatores que podem nos atingir, uma vez que afetam a sobrevivência da espécie no planeta Terra", afirmou o editor da Terræ Didatica.

Terræ Didatica: www.ige.unicamp.br/terraedidatica.