Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Cultura pretendem estimular a produção e distribuição de conteúdos culturais e de divulgação científica pela internet e outros meios de comunicação
Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Cultura pretendem estimular a produção e distribuição de conteúdos culturais e de divulgação científica pela internet e outros meios de comunicação
Agência FAPESP – Integrar as ações culturais do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACT&I 2007-2010) com o Plano Nacional de Cultura é o objetivo da Portaria Interministerial nº 771, publicada no Diário Oficial da União na semana passada.
A portaria foi assinada pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, e permitirá a implementação de políticas públicas voltadas para a integração de ações científicas e tecnológicas com as atividades culturais.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a parceria pretende estimular a produção e distribuição de conteúdos culturais e de divulgação científica pela internet, pela rede pública de televisão e rádio e por outros meios de comunicação, inclusive privados. Também estão previstas a formação e o aperfeiçoamento de agentes culturais e de comunicadores da ciência e a articulação e criação de novos espaços científico-culturais.
A coordenação das ações ficará a cargo de uma comissão técnica interministerial. Além das duas pastas, a comissão será composta por representantes de duas agências de fomento do MCT: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aberta à participação de representantes de outros órgãos federais, estaduais e municipais ou organizações da sociedade civil, a comissão poderá realizar chamadas públicas ou encomendas para projetos culturais, principalmente aqueles focados na proteção, preservação e a recuperação do patrimônio cultural e científico.
No âmbito do MCT todo entendimento com o Ministério da Cultura foi articulado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis), por meio do Departamento da Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia.
Mais informações: www.mct.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.