Organizado pelo historiador Jaime Pinsky, o livro Práticas de cidadania, que será lançado no dia 17, debate meios e políticas de se alcançar a igualdade social por meio da vivência de pessoas que atuam no terceiro setor
Organizado pelo historiador Jaime Pinsky, o livro Práticas de cidadania, que será lançado no dia 17, debate meios e políticas de se alcançar a igualdade social por meio da vivência de pessoas que atuam no terceiro setor
Práticas de cidadania reúne 26 artigos de especialistas em responsabilidade social, sejam como executoras de políticas públicas, gestoras de entidades civis ou que tenham a cidadania como preocupação diária. Suas experiências servem de estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas consistentes e ações empresariais responsáveis.
Enquanto o juiz José Renato Nalini discorre sobre formas efetivas de acesso à Justiça por parte da população, o promotor Vidal Serrano destaca a atuação do Ministério Público como órgão de vigilância independente. Apoiada nas conquistas históricas da mulher, a advogada Rosana Chiavassa explica como e porque a desigualdade de tratamento entre os sexos persiste a despeito da democracia.
Enquanto questões como o combate ao racismo e a necessidade de resgatar a cultura afro-brasileira são levantadas pelo professor Duílio Duka de Souza, o antropólogo Sidney Antônio da Silva aborda a inclusão do imigrante. Para o administrador e articulista Stephen Kanitz, é fundamental entender que "cidadania não é ajudar o outro, e sim servir o outro". Servir no sentido de estar à disposição para a necessidade de alguém e não decidir o que o outro precisa.
Com disposição para reconhecer os obstáculos de se fazer cidadania, assim como os desafios futuros da ação, Práticas de cidadania traz ainda reflexões da secretária de Cultura do Estado de São Paulo Cláudia Costin e da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, entre outros autores conhecidos.
Práticas de cidadania
Editora Contexto
Organização: Jaime Pinsky
Lançamento: 17/8 - Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073 - loja 153
Mais informações: www.editoracontexto.com.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.