Metodologia baseada em dados busca mensurar desigualdades nas redes de ensino de cinco cidades do interior de São Paulo e na capital (foto: arquivo/Agência Brasil)

Difusão do Conhecimento
Ciclo ILP-FAPESP debate os desafios da educação pública
14 de março de 2025

Evento on-line reunirá o especialista Mozart Neves Ramos, da USP, e o secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula Novaes

Difusão do Conhecimento
Ciclo ILP-FAPESP debate os desafios da educação pública

Evento on-line reunirá o especialista Mozart Neves Ramos, da USP, e o secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula Novaes

14 de março de 2025

Metodologia baseada em dados busca mensurar desigualdades nas redes de ensino de cinco cidades do interior de São Paulo e na capital (foto: arquivo/Agência Brasil)

 

Agência FAPESP – A primeira edição do ano do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, na próxima segunda-feira (17/03), debaterá como melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

Participam o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (IEARP-USP), Mozart Neves Ramos, especialista em educação, e o secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula Novaes.

Com apoio da FAPESP, Mozart Ramos desenvolve metodologia baseada em dados e evidências para identificar e mensurar desigualdades nas redes de ensino de cinco cidades do interior de São Paulo e na capital.

Padula Novaes mostrará como a aplicação dessa metodologia nas escolas da rede pública municipal tem ajudado a vencer os desafios de aprendizagem e reduzir a desigualdade entre os estudantes.

A estratégia reúne indicadores que avaliam diferentes dimensões do desempenho pedagógico, como a taxa de aprovação dos alunos, a distorção idade-série (quantos estudantes têm dois ou mais anos de idade acima do esperado para cada série), a nota da escola em avaliações externas e seu desempenho em matemática e língua portuguesa. O índice permite conhecer quais escolas têm desempenho destacado e quais necessitam de cuidados e intervenções, ou seja, oferece uma medida da desigualdade de desempenho em uma rede.

A cidade de São Paulo foi a primeira grande metrópole a firmar parceria com a cátedra e a utilizar a metodologia proposta, que já foi aplicada em cinco municípios do interior paulista: Ribeirão Preto, Batatais, Cordeirópolis, Jundiaí e Francisco Morato. “Considerando os desafios inerentes a um município de grande porte, essa iniciativa representa um marco significativo para a educação brasileira, podendo servir de modelo para o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas em evidências na área de educação”, explica Neves Ramos, coordenador da iniciativa.

O projeto envolveu a criação de uma plataforma on-line para consulta personalizada dos dados e de um aplicativo web de mapas georreferenciados. Os mapas ilustram a correlação entre o desempenho escolar e as características socioeconômicas de determinada região. Os técnicos da Secretaria de Educação também receberam formação em análise de dados com o objetivo de ajudar os gestores nas tomadas de decisão.

O Ciclo ILP-FAPESP é promovido por meio de parceria entre a FAPESP e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Os eventos são dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados nos temas abordados.

O próximo encontro será on-line, entre 15h e 17h. A transmissão ocorrerá pelos canais da Alesp e do ILP no YouTube. Os interessados podem se inscrever pelo site do ILP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.