Metodologia baseada em dados busca mensurar desigualdades nas redes de ensino de cinco cidades do interior de São Paulo e na capital (foto: arquivo/Agência Brasil)
Evento on-line reunirá o especialista Mozart Neves Ramos, da USP, e o secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula Novaes
Evento on-line reunirá o especialista Mozart Neves Ramos, da USP, e o secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula Novaes
Metodologia baseada em dados busca mensurar desigualdades nas redes de ensino de cinco cidades do interior de São Paulo e na capital (foto: arquivo/Agência Brasil)
Agência FAPESP – A primeira edição do ano do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, na próxima segunda-feira (17/03), debaterá como melhorar a qualidade da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
Participam o titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados – Polo Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (IEARP-USP), Mozart Neves Ramos, especialista em educação, e o secretário de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula Novaes.
Com apoio da FAPESP, Mozart Ramos desenvolve metodologia baseada em dados e evidências para identificar e mensurar desigualdades nas redes de ensino de cinco cidades do interior de São Paulo e na capital.
Padula Novaes mostrará como a aplicação dessa metodologia nas escolas da rede pública municipal tem ajudado a vencer os desafios de aprendizagem e reduzir a desigualdade entre os estudantes.
A estratégia reúne indicadores que avaliam diferentes dimensões do desempenho pedagógico, como a taxa de aprovação dos alunos, a distorção idade-série (quantos estudantes têm dois ou mais anos de idade acima do esperado para cada série), a nota da escola em avaliações externas e seu desempenho em matemática e língua portuguesa. O índice permite conhecer quais escolas têm desempenho destacado e quais necessitam de cuidados e intervenções, ou seja, oferece uma medida da desigualdade de desempenho em uma rede.
A cidade de São Paulo foi a primeira grande metrópole a firmar parceria com a cátedra e a utilizar a metodologia proposta, que já foi aplicada em cinco municípios do interior paulista: Ribeirão Preto, Batatais, Cordeirópolis, Jundiaí e Francisco Morato. “Considerando os desafios inerentes a um município de grande porte, essa iniciativa representa um marco significativo para a educação brasileira, podendo servir de modelo para o desenvolvimento de políticas públicas fundamentadas em evidências na área de educação”, explica Neves Ramos, coordenador da iniciativa.
O projeto envolveu a criação de uma plataforma on-line para consulta personalizada dos dados e de um aplicativo web de mapas georreferenciados. Os mapas ilustram a correlação entre o desempenho escolar e as características socioeconômicas de determinada região. Os técnicos da Secretaria de Educação também receberam formação em análise de dados com o objetivo de ajudar os gestores nas tomadas de decisão.
O Ciclo ILP-FAPESP é promovido por meio de parceria entre a FAPESP e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Os eventos são dirigidos à sociedade, legisladores, gestores públicos e demais interessados nos temas abordados.
O próximo encontro será on-line, entre 15h e 17h. A transmissão ocorrerá pelos canais da Alesp e do ILP no YouTube. Os interessados podem se inscrever pelo site do ILP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.