FAPESP e M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia, apoiarão colaborações em pesquisa (foto: FAPESP)
FAPESP e M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia, apoiarão colaborações em pesquisa
FAPESP e M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia, apoiarão colaborações em pesquisa
FAPESP e M-ERA.NET, rede ligada à União Europeia, apoiarão colaborações em pesquisa (foto: FAPESP)
Agência FAPESP – A FAPESP e a M-ERA.NET lançaram uma nova chamada de propostas de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.
A M-ERA.NET é uma rede financiada pela União Europeia, criada para apoiar e incrementar a coordenação dos programas europeus de fomento à pesquisa em Ciências e Engenharia de Materiais.
Os objetivos específicos da chamada M-ERA.NET 2017 são aumentar a sinergia, o apoio à cadeia de inovação, a cooperação internacional, a interdisciplinaridade e os benefícios socioambientais.
A chamada M-ERA.NET 2017 está aberta a propostas em seis tópicos: “Integrated computational materials engineering”; “Innovative surfaces, coatings and interfaces”, “High performance composites”, “Multifunctional materials”, “New strategies for advanced material-based technologies in health applications” e “Materials for additive manufacturing”.
Na FAPESP, as submissões de propostas deverão seguir as normas e orientações, inclusive as relacionadas à elegibilidade, das modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE Fase 2.
Pesquisadores do Estado de São Paulo interessados em submeter propostas devem, obrigatoriamente, consultar a FAPESP a respeito da sua elegibilidade, antes de iniciar a elaboração do projeto conjunto.
Considerando que 13 de junho de 2017 é o prazo final para submissão de pré-proposta ao Consórcio M-ERA.NET, as consultas de elegibilidade recebidas pela FAPESP após 23 de maio poderão não ser respondidas em tempo hábil.
Cada proposta deverá ter um pesquisador responsável no Estado de São Paulo e, de acordo com as diretrizes da chamada M-ERA.NET 2017, envolver no mínimo três pesquisadores de pelo menos dois países diferentes, também participantes da chamada.
A chamada está publicada em: www.fapesp.br/10871.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.