13/01 é a data final de inscrição (imagem: reprodução)
Iniciativa da Gordon and Betty Moore Foundation busca ideias para realizar experimentos de alto risco e alto retorno que vão além do modelo padrão
Iniciativa da Gordon and Betty Moore Foundation busca ideias para realizar experimentos de alto risco e alto retorno que vão além do modelo padrão
13/01 é a data final de inscrição (imagem: reprodução)
Agência FAPESP – A Gordon and Betty Moore Foundation está com chamada aberta para experimentos em pequena escala que impulsionem a física fundamental.
Fundada em 2000, a Gordon and Betty Moore Foundation é uma fundação americana criada pelo cofundador da Intel, Gordon Moore, e sua esposa, Betty Moore. A instituição apoia descobertas científicas, conservação ambiental, melhorias no atendimento ao paciente e preservação da Baía de São Francisco, nos Estados Unidos.
A chamada busca ideias para projetos de física experimental em pequena escala que explorem grandes questões fundamentais para a compreensão da física. Serão selecionadas ideias para realizar experimentos de alto risco e alto retorno que vão além do modelo padrão, no caso, projetos que possam ser implementados em um laboratório universitário.
A iniciativa aceitará projetos de indivíduos e pequenas equipes. O uso de instalações nacionais para usuários é permitido. No entanto, não serão considerados projetos que exijam grandes equipes e instalações, como a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), o Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory, os detectores de quilotons etc.
Os projetos enviados poderão abordar tópicos como testes de leis de interação e princípios de simetria, testes fundamentais da física quântica e busca por novas partículas.
Os interessados podem enviar suas ideias até 13 de janeiro de 2026 pelo site da fundação. Os candidatos deverão enviar um resumo de duas páginas da ideia de pesquisa proposta, incluindo no máximo três referências, além do currículo de uma página e uma breve estimativa do financiamento necessário para desenvolver a ideia e a duração prevista do projeto. Todos os documentos devem estar em formato PDF.
Mais informações: https://hubspot.moore.org/ssep-2025-request-for-ideas.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.