Mariano Francisco Laplane, professor da Unicamp, assumirá a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos pelos próximos quatro anos (Unicamp)
Mariano Francisco Laplane, professor da Unicamp, assumirá a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos pelos próximos quatro anos
Mariano Francisco Laplane, professor da Unicamp, assumirá a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos pelos próximos quatro anos
Mariano Francisco Laplane, professor da Unicamp, assumirá a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos pelos próximos quatro anos (Unicamp)
Agência FAPESP – O cientista social Mariano Francisco Laplane foi escolhido para assumir a presidência do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O mandato terá quatro anos e a posse ainda não tem data definida.
Laplane assume o cargo com o desafio de alavancar a atuação da instituição, referência nacional e internacional na produção de estudos de futuro e avaliações sobre o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).
O novo presidente foi indicado por um comitê de busca que analisou critérios como conhecimento do sistema e das políticas para ciência, tecnologia e inovação e experiência em gestão.
Laplane é membro da Coordenação da Área de Economia e Administração da FAPESP. Graduado em ciências sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém (1980), fez mestrado em planejamento urbano e regional pela Universidade da Califórnia em Berkeley (1983), doutorado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (1992) e pós-doutorado na Universidade de Oxford (2004).
É professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp e da Rede de Pesquisas Econômicas do Mercosul.
Atualmente o sociólogo, natural da Argentina, atua principalmente nas áreas de competitividade industrial, política industrial e de inovação, integração econômica e investimento direto estrangeiro.
Participou nos últimos 20 anos de diversos projetos de pesquisa voltados para subsidiar a formulação, a implantação e o monitoramento de políticas industriais e de inovação no país.
Entre os trabalhos realizados, destacam-se o Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (ECIB), elaborado entre os anos de 1991 e 1992 para o Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Pesquisa sobre Perspectivas do Investimento no Brasil, encomendada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mais informações: www.cgee.org.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.