Centro especial
28 de março de 2005

MCT, Apae e Embaixada da Finlândia inauguram Centro Vocacional Tecnológico para apoiar a inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho

Centro especial

MCT, Apae e Embaixada da Finlândia inauguram Centro Vocacional Tecnológico para apoiar a inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho

28 de março de 2005

 

Agência FAPESP - Com o objetivo de apoiar a inserção de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) e a Embaixada da Finlândia inauguraram, no dia 23, o mais novo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do país.

"É um centro diferente de outros espalhados pelo Brasil, pois tem o objetivo de capacitar, qualificar e inserir no mercado de trabalho pessoas portadoras de deficiências", disse o secretário de C&T para Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg, em comunicado da instituição.

Localizado numa área de 15 mil metros quadrados, em Sobradinho (DF), o CVT servirá de modelo para um programa nacional, oferecendo cursos de capacitação profissional nas áreas de informática, jardinagem, horticultura e processamento de alimentos.

Os investimentos para a construção do centro foram repassados à Apae-DF pela Secretaria de C&T para Inclusão Social do MCT, que entrou com R$ 250 mil, e pela Embaixada da Finlândia, que doou R$ 90 mil. Os recursos foram utilizados para a aquisição de equipamentos e montagem da estrutura do local, que terá um laboratório de informática, oficina de processamento e cozinhas industriais.

De acordo com o MCT, o laboratório de informática também permitirá a capacitação dos familiares das pessoas portadoras de deficiências, bem como de toda a comunidade carente de Sobradinho, Planaltina e regiões adjacentes.

O CVT também contará com uma horta e um pomar, projetados pela Embrapa Cerrados e pela Emater. As frutas e verduras produzidas serão utilizadas na cozinha e na fábrica de processamento que existe no local.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.