Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP abre vaga de pós-doutorado | AGÊNCIA FAPESP

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP abre vaga de pós-doutorado Candidato deve ter habilidade com simulações de primeiros princípios e experiência em computação de alta performance (imagem: Pixabay)

Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP abre vaga de pós-doutorado

08 de julho de 2022

Agência FAPESP* – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) oferece uma Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado. O prazo de inscrição termina em 16 de outubro.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O bolsista realizará pesquisa no Grupo de Simulação Aplicada a Materiais: Propriedades Atomísticas (Sampa) do Instituto de Física da USP. Ele participará de projeto que utiliza cálculos de primeiros princípios para estudar materiais previamente estabelecidos como catalisadores com potencial para aumentar o rendimento de formação de etanol, ácido fórmico e ácido acético.

Deverá trabalhar alinhado aos principais objetivos do projeto: otimização das estruturas também considerando o modelo de solvente; estudo da adsorção de –COOH e –CO e outros intermediários, sistematicamente nos sítios de adsorção; realização de cálculos de adsorção considerando o potencial do cátodo; e realização de simulações de Climbing Image-Nudging Elastic Band para estimar o caminho reacional.

O candidato deve ser doutor em química, física, computação, engenharia de materiais ou áreas correlatas. A vaga requer habilidades com simulações de primeiros princípios e experiência em computação de alta performance. Experiência em catálise heterogênea, materiais metálicos e ligas e conhecimento em adsorção molecular em sólidos é desejável.

As inscrições devem ser feitas pelo site do RCGI, acessando o código da vaga (REF 22PDR167).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5182.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

*Notícia atualizada em 21/09/2022
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados