Centro de pesquisa lança livro sobre oportunidades e desafios do gás natural no país | AGÊNCIA FAPESP

Obra aborda as vantagens do uso dessa fonte de energia e sugere medidas para a sua expansão (imagem: divulgação)

Centro de pesquisa lança livro sobre oportunidades e desafios do gás natural no país

18 de fevereiro de 2021

Agência FAPESP * – O FAPESP Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) lançou o livro "Oportunidades e Desafios do Gás Natural e do Gás Natural Liquefeito no Brasil", que aborda diversos aspectos do uso do gás natural e gás natural liquefeito (GNL) no país. O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP em parceria com a Shell e sede na Universidade de São Paulo (USP).

A obra é assinada por Edmilson Moutinho dos Santos, professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP, Drielli Peyerl e Anna Luisa Abreu Netto, todos pesquisadores do RCGI.

O GNL é obtido por meio da purificação do gás natural. No processo, o gás é submetido a uma temperatura de -162 °C e passa do estado gasoso para o líquido, facilitando o seu transporte, antes feito por gasodutos. Com isso, ampliou-se a oferta e o uso do gás natural. Em 2019, com a celebração de um Termo de Compromisso de Cessação de Conduta entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Petrobras, a empresa vem adotando providências para viabilizar o uso do gás natural no país.

Segundo Santos, o livro elenca uma série de medidas a serem tomadas para estimular o crescimento do gás natural no país, como, por exemplo, o uso de outros modais de transporte para a distribuição do gás. "São temas recorrentes para os quais o RCGI e seus pesquisadores têm trazido respostas relevantes e sempre aprofundando as pesquisas", afirma. Os autores também abordam as medidas que as indústrias de petróleo e gás podem tomar para reduzir o seu impacto nas mudanças climáticas.

O livro está disponível para download gratuito, em inglês e português, no link: www.rcgi.poli.usp.br/book-opportunities-and-challenges-of-natural-gas-and-liquefied-natural-gas-in-brazil/.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do RGGI

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados