Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar presencialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Centro de Estudos da Metrópole seleciona dois assistentes de pesquisa
11 de março de 2024

Vagas são para projeto de processamento e mapeamento de dados intramunicipais e metropolitanos no âmbito nacional

Centro de Estudos da Metrópole seleciona dois assistentes de pesquisa

Vagas são para projeto de processamento e mapeamento de dados intramunicipais e metropolitanos no âmbito nacional

11 de março de 2024

Os candidatos devem ter disponibilidade para trabalhar presencialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

 

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) oferece duas vagas de assistente de pesquisa (nível de graduação, mestrado e/ou doutorado). As inscrições vão até domingo (17/03).

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Os assistentes de pesquisa atuarão em projeto de processamento e mapeamento de dados intramunicipais e metropolitanos no âmbito nacional, com o objetivo de subsidiar o planejamento e avaliação de políticas e serviços públicos nas mais diversas áreas e níveis de atuação.

As atividades previstas durante a contratação são: organização de bases de dados disponíveis em nível local e nacional, bem como de plataformas colaborativas; georreferenciamento de endereços e códigos postais; realização de consultas e pesquisas de campo em estabelecimentos de comercialização de alimentos; adaptação e processamento de códigos (scripts) em R para análises de indicadores socioespaciais e de acesso a equipamentos e serviços públicos; apoio à realização e sistematização de resultados por meio de workshops e oficinas com gestores públicos e especialistas temáticos; realização de análises de sensibilidade dos resultados de acessibilidade; e produção de relatórios e resumos executivos das análises realizadas por meio de notas técnicas.

Os candidatos devem ter graduação, mestrado e/ou doutorado completos ou em andamento, nas áreas de geografia, engenharia, ciências sociais, gestão de políticas públicas, arquitetura e urbanismo, economia, tecnologia da informação e afins; ter interesse em aprender novas linguagens e tecnologias; ter capacidade de gerenciar prioridades, prazos e entregas individuais; e ter capacidade analítica e de resolução de problemas.

É desejável conhecimento de bases de dados locais e nacionais de demografia, saúde, educação, assistência social e saúde, além de conhecimento e experiência em linguagem de programação R.

Os candidatos deverão ter disponibilidade para trabalhar presencialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, embora sejam previstos dias de trabalho remoto.

A remuneração se dará como prestação de serviço e varia de acordo com o nível de escolaridade e tempo de dedicação semanal ao projeto, com valores que vão de R$ 500 a R$ 2.400.

As pessoas interessadas devem enviar e-mail com assunto “Assistente de Pesquisa” para centrodametropole@usp.br. Anexar à mensagem: currículo Lattes ou formato semelhante, carta de motivação com menos de 200 palavras e histórico escolar completo da graduação.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira consistirá na avaliação dos documentos enviados e a trajetória pessoal. A segunda consistirá na arguição, presencial, híbrida ou por videoconferência, junto ao Comitê de Seleção.

A lista de candidatos selecionados para a segunda fase e o cronograma de arguições serão divulgados no site do CEM. Eles serão contatados por e-mail até 20 de março. As entrevistas serão realizadas pela internet entre 25 e 29 de março.

Mais informações: https://tinyurl.com/4yzf2syx.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.