Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar lança vídeos e jogo de estímulo à vacinação | AGÊNCIA FAPESP

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar lança vídeos e jogo de estímulo à vacinação Uma das produções recém-lançadas é a campanha "Eu confio nas vacinas", uma série de vídeos em que pesquisadores, técnicos e estudantes dão depoimentos relacionados à importância da imunização e de outras estratégias de combate à transmissão do SARS-CoV-2 (imagem: divulgação)

Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar lança vídeos e jogo de estímulo à vacinação

22 de fevereiro de 2021

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI), ambos sediados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão lançando um conjunto de materiais voltados ao compartilhamento de informações sobre a pesquisa e a produção de vacinas. O objetivo é promover a confiança e estimular a vacinação, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19.

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDS) apoiados pela FAPESP.

Uma das produções recém-lançadas é a campanha "Eu confio nas vacinas", uma série de vídeos em que pesquisadores, técnicos e estudantes vinculados ao CDMF dão depoimentos relacionados à importância das vacinas e de outras estratégias de combate à transmissão do SARS-CoV-2 baseadas no conhecimento científico. Os participantes destacam a necessidade de manter todos os cuidados não farmacológicos de prevenção até que a maior parte da população esteja imunizada, tais como distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos.

Já há seis episódios publicados no canal do CDMF no YouTube, com a participação de 20 integrantes do centro até este momento. Além disso, a campanha envolveu o lançamento do jogo educativo Vacinax - Segunda dose, no âmbito do projeto Ludo Educativo www.ludoeducativo.com.br, projeto desenvolvido em parceria com a Aptor Software, spin-off do CDMF.

A terceira produção é a animação Podemos confiar nas vacinas?, com informações sobre como as vacinas são produzidas e testadas, porque são consideradas seguras e, também, como foram responsáveis pelo controle e até mesmo erradicação de doenças. O vídeo tem também uma versão em espanhol.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados