Escolas terão até o dia 16 de setembro para prestar, pela internet, informações sobre alunos, professores e turmas no Censo da Educação Básica
Escolas terão até o dia 16 de setembro para prestar, pela internet, informações sobre alunos, professores e turmas no Censo da Educação Básica
O preenchimento dos dados pela internet é feito diretamente na página do Educacenso, no endereço www.educacenso.inep.gov.br. O informante de cada escola deverá entrar com a senha de desbloqueio e o código da escola, que foi fornecido por correspondência ou então pela Secretaria Estadual de Educação.
Até o dia 22 de agosto, cerca de 106 mil escolas haviam desbloqueado o sistema, mas não necessariamente concluído o lançamento das informações. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo censo, é que 168 mil escolas acessem o sistema.
"Ao fim de todo o processo teremos informações detalhadas sobre cerca de 210 mil escolas", disse Maria Inês Pestana, diretora de Estatística da Educação Básica do Inep.
As escolas de São Paulo e do Paraná utilizam procedimento diferenciado, pois farão migração de dados de sistemas próprios de coleta. Nas escolas em que não há internet, o preenchimento será feito em formulário em papel e a digitação dos dados no sistema poderá ser feita tanto na secretaria municipal de educação quanto na secretaria estadual ou em delegacias regionais da secretaria estadual, de acordo com a orientação da coordenação do Censo Escolar no estado.
O Censo Escolar coleta anualmente informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas ou níveis (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e modalidades (ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional de nível técnico).
Os dados servem como base para programas do governo, como Fundo da Educação Básica (Fundeb), Campanha Nacional do Livro Didático, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar.
Mais informações: www.inep.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.