Sexta-feira (01/08) termina o prazo de inscrição (foto: Wikimedia Commons)
On-line e gratuita, iniciativa tem o objetivo de discutir as dinâmicas do território e políticas públicas para intervenção com participação popular nas favelas e periferias
On-line e gratuita, iniciativa tem o objetivo de discutir as dinâmicas do território e políticas públicas para intervenção com participação popular nas favelas e periferias
Sexta-feira (01/08) termina o prazo de inscrição (foto: Wikimedia Commons)
Agência FAPESP * – O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA) e a Secretaria Nacional de Periferias abriram inscrições para a primeira turma do curso de extensão “Transformação do território das favelas e periferias brasileiras”. O prazo de inscrição termina na sexta-feira (01/08).
O CEFAVELA é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, com sede no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS-UFABC), em São Bernardo do Campo.
Gratuito e on-line, o curso terá 11 semanas que somarão 88 horas de aulas e atividades para introduzir o debate sobre as dinâmicas do território e as possibilidades das políticas públicas para intervenção nas favelas e periferias. O público-alvo são assessorias técnicas, pessoas que atuam em ONGs, servidores públicos e lideranças de comunidades urbanas, favelas e periferias, participantes do Prêmio Periferia Viva.
As aulas da primeira turma serão realizadas entre 25 de agosto e 9 de novembro, com 200 vagas disponíveis. Serão oito horas semanais, sendo duas horas de forma síncrona, ao vivo, às segundas-feiras, das 19 às 21 horas. As outras seis horas serão compostas de estudos individuais e atividades.
O curso tem cinco módulos. O primeiro, “Urbanização Brasileira, Favelas e Territórios Periféricos”, procura abarcar a própria periferização, a lógica de urbanização no Brasil, a formação das favelas e a dimensão territorial. O segundo, “Como conhecer melhor nossas periferias?”, trabalha sobre o tema do acesso a dados das favelas, tanto na perspectiva dos dados oficiais quanto da produção de dados pelas próprias favelas. Neste módulo, além de iniciativas de geração cidadã de dados, será apresentado o Mapa das Periferias, uma plataforma do Ministério das Cidades para reunir iniciativas das periferias brasileiras.
O módulo “Favela: dinâmicas territoriais e os paradigmas da ausência e potência”, o terceiro do curso, discute as dinâmicas ambientais e territoriais das favelas, alinhando a perspectiva da ausência, no sentido de reconhecer as precariedades, com a do reconhecimento das potências da favela. Uma das temáticas será o programa Periferia Sem Risco, da Secretaria Nacional de Periferias. No quarto módulo, “Transformação e urbanização de favelas”, o conteúdo será focado em políticas públicas para urbanização de favelas, apresentando sua trajetória e desafios e abordando o PAC Periferia Viva, política em andamento. O quinto e último módulo, “Participação popular na transformação de territórios”, trará metodologias para participação popular, cujo objetivo é a transformação e cogestão dos territórios, e discutirá desafios e possibilidades da mobilização comunitária nas favelas.
As inscrições devem ser feitas por formulário disponível no site do CEFAVELA. O resultado final dos candidatos selecionados será divulgado em 13/08.
Mais informações: https://tinyurl.com/5yz4a6dx.
* Com informações da Assessoria de Imprensa do CEFAVELA.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.