Iniciativa de centro apoiado pela FAPESP apresenta animações utilizando obras de nanoarte que homenageiam 12 grandes cientistas (imagem: divulgação)

CDMF lança série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos”
13 de julho de 2020

CDMF lança série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos”

13 de julho de 2020

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) lançou no dia 8 de julho, Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador, a série de vídeos “Os Cientistas – O universo em seus corpos”.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Dividida em três atos, a série apresenta animações utilizando obras de nanoarte que homenageiam 12 grandes cientistas que transformaram o mundo em vários campos do conhecimento. Cada ato tem duração de três minutos e alternância de linguagens, com o emprego de modernas técnicas audiovisuais.

No primeiro ato, a série revaloriza os cientistas Nikola Tesla, pelas contribuições nas áreas de engenharia mecânica e eletrotécnica; Marie Curie, pioneira no ramo da radioatividade; Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica incandescente; e Albert Einstein, que desenvolveu a Teoria da Relatividade Geral.

Os outros cientistas homenageados são Louis Pasteur, Albert Sabin, Werner Heisenberg, Rosalind Franklin, Isaac Newton, Charles Darwin, Antoine Lavoisier e Galileu Galilei.

A produção é resultado de diálogos entre o pesquisador Elson Longo, diretor do CDMF, e do artista plástico Enio Longo. A série conta com direção de arte de Enio Longo, animação e edição de Leopoldo Longo e imagens de microscopia eletrônica de Rori Camargo, técnico da CDMF.

O primeiro pode ser assistido no canal do Youtube do CDMF. Uma vez por semana será lançado um ato da série no portal do CDMF.