Iniciativa, inspirada em livro do físico Freeman Dyson, integra as atividades de difusão do CEPID apoiado pela FAPESP (foto: Orquestra Experimental da UFSCar)

CDMF e Orquestra da UFSCar estreiam concerto inspirado nas origens do Universo
12 de junho de 2017

Iniciativa, inspirada em livro do físico Freeman Dyson, integra as atividades de difusão do CEPID apoiado pela FAPESP

CDMF e Orquestra da UFSCar estreiam concerto inspirado nas origens do Universo

Iniciativa, inspirada em livro do físico Freeman Dyson, integra as atividades de difusão do CEPID apoiado pela FAPESP

12 de junho de 2017

Iniciativa, inspirada em livro do físico Freeman Dyson, integra as atividades de difusão do CEPID apoiado pela FAPESP (foto: Orquestra Experimental da UFSCar)

 

Agência FAPESP – A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fará, em 24 e 26 de junho, apresentações de estreia do concerto "Infinito em todas as direções", inspirado nas origens da matéria, do Universo, da vida na Terra.

O projeto integra as atividades de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP e envolve, além da Orquestra, também o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar.

O título do concerto, "Infinito em todas as direções", é inspirado no livro homônimo do físico Freeman Dyson. Partindo da ideia da Antiguidade de que os cinco elementos – Terra, Água, Fogo, Ar e Éter – seriam formadores de tudo o que existe, a apresentação conta a história da criação da matéria e da vida no Universo e no planeta, aliando músicas e imagens ao conhecimento científico.

Cada elemento representa um dado da criação: a Terra é a metáfora para o mundo material tal qual o conhecemos; a Água representa a origem da vida; o Fogo aparece como elemento transformador da matéria; o Ar traz a amplitude da racionalidade e inteligência humanas; enquanto o Éter leva ao espaço, ao infinito, representando a ponte entre os átomos e as galáxias.

O concerto apresenta nove músicas, sendo cinco delas inéditas, compostas especialmente para o projeto. As composições Terra, Água, Fogo, Ar e Éter são de autoria de Lenon Tagliaro, Tiago Pallone, Emiliano Sampaio, Guilherme Picolo e Vinicius Sampaio, respectivamente, com arranjos de Lucas Joly para as demais músicas. Além da performance da Orquestra, o concerto conta com projeção de vídeos produzidos pelo LAbI, também especialmente para o projeto.

A Orquestra Experimental da UFSCar é formada por 110 músicos de diferentes idades, de São Carlos e outras cidades da região, além de estudantes de graduação e pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos da UFSCar. A regência é de Maria Carolina Leme Joly, professora do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade, e de Lucas Joly. A parceria entre o CDMF, a Orquestra e o LAbI teve início em 2015, com o "Concerto para as estrelas", na inauguração do Observatório Astronômico da UFSCar.

As apresentações de "Infinito em todas as direções" ocorrem nos dias 24 e 26 de junho, às 20 horas, no Teatro Municipal de São Carlos "Dr. Alderico Vieira Perdigão", à rua Sete de Setembro, 1.735, em São Carlos.

Informações sobre a aquisição dos ingressos estão disponíveis em https://www.orquestraufscar.com.br/loja-1.

Para mais informações sobre o concerto acesse as páginas do LAbI e da Orquestra Experimental da UFSCar no Facebook.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.