CBPF lança programa educativo
12 de maio de 2005

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas oferece Programa Mínimo de Cosmologia a universidades e centros de pós-graduação de todo o país

CBPF lança programa educativo

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas oferece Programa Mínimo de Cosmologia a universidades e centros de pós-graduação de todo o país

12 de maio de 2005

 

Agência FAPESP - O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), unidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, está oferecendo a universidades e centros de pós-graduação de todo o país uma boa novidade.

Trata-se do Programa Mínimo de Cosmologia, criado pelo Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra) e dirigido pelo físico Mário Novello. O programa tem como objetivo cobrir uma lacuna nos currículos acadêmicos das universidades brasileiras, que muitas vezes não conseguem acompanhar os avanços na área.

"A cosmologia se desenvolve por meio da aplicação do conhecimento global das leis físicas ao Universo como um todo, e é a área do conhecimento que, na prática, constitui o domínio mais amplo para que se teste a eficácia e a coerência dessas leis", disse o MCT em comunicado.

O Programa Mínimo de Cosmologia terá a duração aproximada de 12 semanas e será implantado por meio de um termo de cooperação entre o CBPF e as unidades de ensino. O primeiro convênio, assinado com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, permitirá a realização do curso baseado no programa, no período de 15 de agosto a 11 de novembro deste ano.

Universidades e centros de pesquisas interessados devem entrar em contato com o professor Mário Novello pelo e-mail novello@cbpf.br ou pelos telefones (21) 2141-7199/7215


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.