Cátedra Bernardo O'Higgins será inaugurada
27 de agosto de 2008

Parceria entre Universidade de São Paulo e Universidade de La Frontera, no Chile, pretende incrementar o intercâmbio científico e cultural e estabelecer relações de cooperação entre as duas instituições

Cátedra Bernardo O'Higgins será inaugurada

Parceria entre Universidade de São Paulo e Universidade de La Frontera, no Chile, pretende incrementar o intercâmbio científico e cultural e estabelecer relações de cooperação entre as duas instituições

27 de agosto de 2008

 

Agência FAPESP – Será inaugurada nesta quinta-feira (28/8) a Cátedra Bernardo O'Higgins, fruto de acordo de cooperação acadêmica entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de La Frontera (Ufro), Chile.

A inauguração terá duas conferências. Sergio Bravo Escobar, reitor da Ufro, falará sobre "O sistema de educação superior no Chile" às 10h. Hector Betancourt, professor do Departamento de Psicologia da Ufro, tratará de "Cultura e comportamento: Investigando discrepâncias étnicas em saúde e educação" às 15h.

Segundo o IEA, o objetivo da cátedra, que leva o nome do libertador do Chile e ficará sediada no instituto, é incrementar o intercâmbio científico e cultural e estabelecer relações de cooperação entre as duas universidades. Por meio do acordo, acadêmicos chilenos de ciências naturais e humanas atuarão no IEA como professores visitantes.

Além do intercâmbio de docentes, o acordo prevê a realização de atividades de pesquisa conjunta, participação em seminários e o intercâmbio de materiais acadêmicos. A programação de atividades será negociada anualmente pelas duas universidades e convênios específicos serão firmados para cada iniciativa.

A seleção dos pesquisadores chilenos será feita pela Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufro, por meio da Bolsa Bernardo O'Higgins. Caberá ao IEA propiciar as condições para a estada dos pesquisadores na USP.

A coordenação técnica e administrativa da cátedra é constituída pelo diretor de Cooperação Internacional da Ufro e pelo diretor do IEA. O prazo de validade do acordo é de cinco anos. O compromisso poderá ser renovado se houver concordância das duas partes.

A inauguração da Cátedra Bernardo O'Higgins será realizada no auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do IEA. As duas conferências terão transmissão ao vivo pela internet no endereço www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações: com Sandra Sedini, sedini@usp.br ou (11) 3091-1688.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.