Catavento no ar
03 de abril de 2009

Pesquisa Brasil do próximo fim de semana destacará o Catavento, espaço interativo de artes, ciência e conhecimento inaugurado no antigo Palácio das Indústrias, em São Paulo

Catavento no ar

Pesquisa Brasil do próximo fim de semana destacará o Catavento, espaço interativo de artes, ciência e conhecimento inaugurado no antigo Palácio das Indústrias, em São Paulo

03 de abril de 2009

 

Agência FAPESP – O Catavento, espaço de iniciação científica que promove a interatividade em 250 instalações distribuídas em 8 mil m², no antigo Palácio das Indústrias, em São Paulo, será destaque do Pesquisa Brasil do próximo fim de semana.

Inspirado nos principais espaços dedicados à iniciação científica do mundo, o Catavento teve investimento total de R$ 20 milhões. O programa entrevistará o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, João Sayad, que trará mais detalhes sobre o projeto e falará sobre a importância dessa parceria entre cultura e ciência.

Outro destaque ficará a cargo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que conseguiram mostrar uma conexão entre o mal de Alzheimer, que leva à perda da memória, e o diabetes tipo 2, doença comum em idosos.

Desta vez a entrevistada será a neurocientista Fernanda Guarino De Felice, do Instituto de Bioquimica Médica, uma das pesquisadoras responsáveis pela descoberta, que abre um campo de estudos para futuros tratamentos para o Alzheimer.

Uma tese de doutorado que descreve características de São Paulo no século 19 a partir da análise dos alimentos oferecidos por ambulantes nas ruas também estará em pauta no programa. O cardápio variava do tradicional cuscuz paulista à formiga saúva torrada.

O Pesquisa Brasil vai ao ar no sábado às 11h da manhã e às 20h e no domingo, às 8h da manhã, pela rádio Eldorado AM (700 KHz) ou pelo site www.territorioeldorado.com.br.

O ouvinte pode participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail pesquisabrasil@fapesp.br. Questões respondidas durante o programa resultarão em prêmios aos autores.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.