Cartilha em formato digital pode ser acessada gratuitamente (imagem: Portal de Livros Abertos/USP)
Material voltado à educação básica foi elaborado a partir dos resultados obtidos durante pesquisa financiada pela FAPESP
Material voltado à educação básica foi elaborado a partir dos resultados obtidos durante pesquisa financiada pela FAPESP
Cartilha em formato digital pode ser acessada gratuitamente (imagem: Portal de Livros Abertos/USP)
Agência FAPESP – E se a vulnerabilidade do bioma da Caatinga à degradação causada pela desertificação fosse retratada de maneira lúdica e acessível para o público infantojuvenil? Foi com esse objetivo que Bruno Fonseca da Silva, pesquisador do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP), elaborou a cartilha O segredo da terra seca: desertificação e cuidado com a Caatinga.
Voltado à educação básica, o material retrata o processo de degradação da Caatinga, especialmente em decorrência de práticas agrícolas inadequadas, além de destacar a importância da conservação do bioma.
“O material foi elaborado com foco no núcleo de desertificação de Cabrobó [PE], em especial na Ilha de Assunção [no rio São Francisco], e utiliza personagens infantis para aproximar o tema do público jovem”, conta Silva à Agência FAPESP.
A cartilha foi elaborada a partir dos resultados obtidos durante a execução do trabalho de doutorado do pesquisador, com bolsa da FAPESP e orientação do professor Plínio Barbosa de Camargo, da USP. “O apoio da FAPESP foi fundamental para viabilizar a pesquisa de doutorado e para garantir a produção do material, possibilitando a transferência de conhecimento para a comunidade da Ilha de Assunção e contribuindo para a educação básica em todo o Brasil”, destaca Silva.
Segundo o pesquisador, a cartilha foi desenvolvida principalmente para a educação infantil, em especial para as crianças da comunidade indígena Truká, na Ilha de Assunção. “Além disso, inclui uma seção voltada a professores, famílias e ao público em geral”, acrescenta.
O material está disponível exclusivamente em formato digital e pode ser acessado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.