Ao longo de 12 encontros semanais, os estudantes foram orientados por Flavia Regina Bueno, pós-graduanda na FFCLRP-USP (fotos: reprodução)
Projeto de extensão foi desenvolvido por estudantes de 8 a 15 anos na Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto
Projeto de extensão foi desenvolvido por estudantes de 8 a 15 anos na Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto
Ao longo de 12 encontros semanais, os estudantes foram orientados por Flavia Regina Bueno, pós-graduanda na FFCLRP-USP (fotos: reprodução)
Agência FAPESP – Entender o comportamento dos animais é o objetivo de uma área da ciência conhecida como etologia. E entender etologia foi a missão de oito alunos do ensino básico, com idades entre 8 e 15 anos, que desenvolveram um projeto de iniciação científica intitulado “Entre miados e latidos: desvendando os mistérios comportamentais dos nossos melhores amigos”.
A pesquisa foi conduzida no âmbito do programa Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, cujo objetivo é aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. Trata-se de uma das atividades educacionais do Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
Ao longo de 12 encontros semanais, os estudantes foram orientados por Flavia Regina Bueno, pós-graduanda do Programa de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). A partir dessas aulas, os alunos observaram e filmaram seus próprios animais.
Diversos temas foram abordados, como introdução ao comportamento animal; comportamentos de brincar, alimentar e autolimpeza; evolução dos carnívoros; e domesticação.
Os resultados do trabalho deram origem ao artigo “Cães e gatos ensinam etologia a alunos da educação básica”, publicado em dezembro na Interfaces – Revista de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O artigo pode ser lido na íntegra pelo site da UFMG.
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