Competição na Europa (logo acima) contará com trio de alunos brasileiros
País é o primeiro da América Latina a ser convidado para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas, destinada a alunos do ensino médio e que abrange quatro áreas: ciências ambientais, ciências da computação, física e matemática
País é o primeiro da América Latina a ser convidado para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas, destinada a alunos do ensino médio e que abrange quatro áreas: ciências ambientais, ciências da computação, física e matemática
Competição na Europa (logo acima) contará com trio de alunos brasileiros
Agência FAPESP - Pela primeira vez um país latino-americano é convidado a participar da Conferência Internacional de Jovens Cientistas, que será realizada entre 25 e 30 de abril na cidade de Katowice, na Polônia. A novidade chega com o Brasil, que será representado no evento por três alunos do ensino médio. Os estudantes, selecionados a partir de olimpíadas nacionais, deverão apresentar os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos por eles.
Cada país convidado pode participar com até cinco estudantes, que apresentam trabalhos em quatro áreas: ciências ambientais, ciências da computação, física e matemática. A apresentação é oral, em inglês, com duração de 10 minutos. Os estudantes brasileiros selecionados foram Igor Ogashawara, 15 anos, de São Carlos, Micael de Oliveira e Silva, de São José dos Campos, e Rafael Guedes Lang, de Limeira, ambos com 16 anos de idade.
"A principal vantagem da participação brasileira no evento é fazer com que os nossos representantes possam conhecer o nível dos trabalhos desenvolvidos por alunos da mesma faixa etária de outro países", disse Ozimar Pereira, coordenador do evento no Brasil, à Agência FAPESP.
Cada uma das pesquisas será apresentada para uma banca que irá avaliar o trabalho e formular perguntas aos alunos. Durante uma sessão solene que ocorre no último dia do evento, os três melhores trabalhos em cada uma das áreas serão premiados com diplomas.
Pereira, diretor executivo da Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi), atribui o convite inédito feito ao Brasil à crescente participação, a partir do ano 2000, de alunos nacionais em competições científicas internacionais, como a Olimpíada Internacional de Astronomia, Física e Informática. "Isso tudo gerou uma maior visibilidade de nossa excelência científica no exterior", afirma.
A Conferência Internacional de Jovens Cientistas existe desde 1993 e está em sua 12ª edição. Professores da Universidade de Minsk, na Bielo-Rússia, e da Universidade de Budapeste, na Hungria, criaram a competição com o objetivo de estimular o pensamento crítico e investigativo entre os estudantes do ensino médio. A conferência polonesa terá a participação de aproximadamente cem alunos, provenientes de 20 delegações.
Os estudantes selecionados para a conferência:
Igor Ogashawara - 1ª Série do Ensino Médio - Colégio São Carlos (SP)
Área: Ciências da Computação
Projeto: Desenvolvimento de um sistema de suporte para o gerenciamento integrado de dez pesque-pagues da região central do Estado de São Paulo.
Bolsista do CNPq, foi premiado na seleção da 1st International Junior Science Olympiad (realizada em dezembro de 2004 em Jacarta, na Indonésia), participante convidado para a 1ª Escola Avançada de Biotecnologia (realizada no Instituto de Física de São Carlos da USP, em janeiro de 2005) e integrante do Projeto Escola da Água do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, presidido pelo professor José Galizia Tundisi.
Micael de Oliveira e Silva - 2ª Série do Ensino Médio - Colégio Engº Juarez Wanderley - São José dos Campos (SP)
Área: Física
Projeto: Análise de eficiência energética de um coletor solar de baixo custo, feito com material de PVC, entre outros recursos.
Premiado com Medalha de Bronze e Melhor Prova Experimental na 1ª Série do Ensino Médio na Olimpíada Paulista de Física 2004. Participante do projeto Energia Solar da Sociedade do Sol, ONG sediada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, voltada para o desenvolvimento de tecnologias para o desenvolvimento sustentável.
Rafael Guedes Lang - 2ª Série do Ensino Médio - Colégio Portal de Limeira - Limeira (SP)
Projeto: Refrigeração de microcomputadores - necessidades e técnicas
Medalha de Bronze na 1st International Junior Science Olympiad e 1º Colocado na Escola Avançada de Biotecnologia, do Instituto de Física de São Carlos, da USP, em janeiro de 2005.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.