José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, conduz pesquisas em bacias hidrográficas no interior paulista (Foto: Eduardo César)
José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, conduz pesquisas em bacias hidrográficas no interior paulista
José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, conduz pesquisas em bacias hidrográficas no interior paulista
José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental, conduz pesquisas em bacias hidrográficas no interior paulista (Foto: Eduardo César)
Agência FAPESP – A Inter-American Network of Academies of Science (IANAS), entidade que congrega 96 academias de ciência das américas do Norte, Central e do Sul, concedeu diploma de mérito ao ecólogo brasileiro José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).
O reconhecimento foi devido à atuação de Tundisi à frente do Programa de Águas (“Water Programme”) da IANAS, entidade que tem como objetivo promover o desenvolvimento de capacidades para a gestão de recursos hídricos, além de pesquisas que podem resultar em novas estratégias para o setor e ações de educação da sociedade sobre o uso das fontes de água existentes.
“O programa colocou em discussão em todas as academias de ciência das Américas a questão dos recursos hídricos, auxiliando a montar uma rede de interações entre instituições de pesquisa e de gestão desses recursos que, por meio de uma série de atividades e publicações, levou a importantes análises das deficiências e das perspectivas da área nos países. Além disso, a formação de comitês locais para tratar da questão ajudou a consolidar as estruturas de algumas dessas academias, como as da Nicarágua, do Uruguai e da Bolívia”, disse Tundisi, que coordenou o Programa de Águas da IANAS de 2010 a 2015.
Tundisi conduz o projeto “Pesquisas ecológicas de longa duração nas bacias hidrográficas dos rios Itaqueri e Lobo e Represa da UHE Carlos Botelho, Itirapina, SP, Brasil (PELD)”, realizado com apoio da FAPESP.
Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que representa o Brasil na IANAS, e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, o pesquisador é livre-docente em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências pela instituição, onde também cursou bacharelado em História Natural. Seu mestrado em Oceanografia foi realizado na University of Southampton, no Reino Unido.
Tundisi presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 1995 a 1998 e foi membro do Comitê Científico do International Lake Environment Committe (1986-1994), entre outras atuações em entidades nacionais e internacionais.
Mais informações sobre o Programa de Águas da IANAS e a atuação de Tundisi na instituição podem ser acessadas em: http://www.ianas.org/index.php/programs/water.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.