Brasileira é eleita para sociedade internacional de agricultura orgânica
07 de julho de 2003

Maria Cristina Prata Neves, da Embrapa Agrobiologia, integra conselho de entidade recém-criada para estimular cooperação de cientistas em torno do tema

Brasileira é eleita para sociedade internacional de agricultura orgânica

07 de julho de 2003

A pesquisadora Maria Cristina Prata Neves, da Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi eleita membro do primeiro conselho diretor da recém-criada Sociedade Internacional de Pesquisa em Agricultura Orgânica (Isofar).

Com sede em Bonn, na Alemanha, a Isofar terá como missão promover a inovação dando suporte para pesquisas em todas as áreas do conhecimento ligadas à agricultura orgânica. O objetivo é facilitar a cooperação global por meio da realização de eventos, elaboração de publicações e promoção de treinamentos, promovendo uma integração entre todas as pessoas com interesse no desenvolvimento da pesquisa em agricultura orgânica. Entre os objetivos da sociedade estão ainda o estímulo a jovens cientistas e a promoção da cooperação cientifica entre os pesquisadores dos hemisférios Norte e Sul.

A iniciativa da formação de uma sociedade de pesquisa no âmbito do movimento orgânico foi do Instituto para Agricultura Orgânica da Universidade de Bonn, Alemanha e do Instituto de Pesquisa em Agricultura Orgânica, da Suíça. Além do Brasil, fazem parte do primeiro conselho diretor, os seguintes países: Nigéria, Itália, Inglaterra, Índia, Tunísia, Coréia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Entre os planos da sociedade para os próximos anos estão a publicação de uma revista científica e a organização de conferência internacional prevista para Adelaide, na Austrália, em 2005. Espera-se também uma ampla adesão dos pesquisadores que serão individualmente aceitos como membros mediante a avaliação do currículo científico ou experiência.