Governo federal divulga informações sobre a participação brasileira na Estação Espacial Internacional
Governo federal divulga informações sobre a participação brasileira na Estação Espacial Internacional
O documento descreve as atribuições da gerência do Programa ISS-Brasil, as funções das instituições executoras e suas ações. Fazem parte do programa a AEB, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI/CTA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SP).
Segundo a AEB, à agência caberá a execução das ações para realizar pesquisas científicas e tecnológicas na ISS pelos cientistas brasileiros. As tarefas do órgão incluem ainda as negociações com a Nasa, a agência espacial norte-americana, sobre as peças fornecidas em troca do envio de experimentos para a estação orbital.
Na divisão de responsabilidades, o Senai se tornou o responsável pela fabricação das peças, o IFI pela certificação da qualidade e o Inpe pela realização de testes e documentação, assim como pelo assessoramento técnico especializado. As três instituições são as mesmas que compõem os grupos assessores de gerenciamento, produção das peças e disponibilização de facilidades a bordo da ISS.
Continuam sendo mantidas teleconferências semanais entre as instituições executoras do Programa ISS-Brasil, sendo que na ocorrida no dia 22 foram discutidos aspectos técnicos referentes à reunião de intercâmbio de informações entre o programa e a Nasa, que será realizada em Houston, nos Estados Unidos, de 10 a 13 de outubro.
Mais informações: www.aeb.gov.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.