Yuri Gomes Lima, da Universidade Federal do Ceará, leva ouro na Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, na Macedônia
Yuri Gomes Lima, da Universidade Federal do Ceará, leva ouro na Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, na Macedônia
Yuri Gomes Lima, da Universidade Federal do Ceará, foi o ganhador de uma das medalhas de ouro distribuídas no evento. A delegação brasileira, formada por 11 estudantes universitários, brilhou na competição. Além das sete medalhas, trouxe quatro menções honrosas.
O evento teve a participação de instituições de ensino superior de diversos países, entre elas as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, a Escola Politécnica francesa, o Instituto Max Planck da Alemanha, a Universidade de Moscou e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.
As provas foram realizadas em dois dias consecutivos e abrangeram disciplinas como álgebra linear, análise real e complexa, teoria dos números, geometria e análise combinatória. Em cada dia, os participantes tiveram que resolver seis problemas em cinco horas de prova.
O ótimo resultado repete o sucesso alcançado pelo Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO-2004), realizada em julho, quando todos os integrantes foram premiados, num total de duas medalhas de prata e quatro de bronze.
Medalha de ouro:
Yuri Gomes Lima – Universidade Federal do Ceará
Medalha de prata:
Humberto Silva Naves - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Carlos Stein Naves de Brito - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Alex Corrêa Abreu - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Medalha de bronze:
Eduardo Casagrande Stabel - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Murilo Vasconcelos de Andrade - Instituto Militar de Engenharia
Rafael Tajra Fonteles - Universidade Federal do Piauí
Menção honrosa:
Thiago Barros Rodrigues Costa - Universidade de Campinas
Diêgo Veloso Uchôa - Instituto Militar de Engenharia
Eduardo Famini Silva - Instituto Militar de Engenharia
Tertuliano Franco Santos Franco - Universidade Federal da Bahia
A participação brasileira nas duas competições foi organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que atinge cerca de 150 mil estudantes e que tem desempenhado um importante papel para a descoberta de talentos para a pesquisa em matemática em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A competição brasileira tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.