Brasil ganha 6 medalhas em Atenas
21 de julho de 2004

Todos os integrantes da equipe nacional conquistam medalhas na Olimpiada Internacional do Matemática de 2004, na Grécia. Resultado coloca país à frente da Alemanha e da França

Brasil ganha 6 medalhas em Atenas

21 de julho de 2004

Agência FAPESP - A um mês dos Jogos Olímpicos, o Brasil acaba de conquistar as primeiras seis medalhas do ano em Atenas. O bom resultado foi obtido na Olimpiada Internacional do Matemática de 2004, realizada na semana passada na Grécia.

Todos os membros da equipe brasileira obtiveram medalhas. Foram, ao total, 2 de prata e 4 de bronze. É a segunda vez que o Brasil conquista seis medalhas na competição. O país ficou em 21º lugar na classificação geral, entre 85 países participantes. Foi o melhor colocado entre os países ibero-americanos, além de ter empatado com o Canadá e ficado à frente da Alemanha e da França.

Foi a 45ª edição da competição na qual os atletas não precisam de destreza física, mas exercitar neurônios para conquistar medalhas. O objetivo não é quebrar recordes e sim resolver problemas criativos e desafiadores.de matemática. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos. Em cada um, os participantes resolveram três problemas em quatro horas e meia de prova.

O Brasil participa desde 1979 da Olimpíada Internacional de Matemática, considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como a competição mais importante da área. O país já conquistou 62 medalhas, sendo 6 de ouro, 11 de prata e 45 de bronze.

Resultado da equipe brasileira na IMO-2004:

Gabriel Tavares Bujokas - São Paulo (SP) - medalha de prata
Rafael Daigo Hirama - Campinas (SP) - medalha de prata
Fábio Dias Moreira - Rio de Janeiro (RJ) - medalha de bronze
Henry Wei Cheng Hsu - São Paulo - (SP) - medalha de bronze
Rafael Marini Silva - Rio de Janeiro (RJ) - medalha de bronze
Thiago Costa Leite Santos - São Paulo (SP) - medalha de bronze

A equipe brasileira foi liderada professores Carlos Gustavo Moreira, do Rio de Janeiro, Carlos Yuzo Shine, de São Paulo.

A participação brasileira na competição foi organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A competição brasileira tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).