Brasil ganha 5 medalhas em Olimpíada Internacional de Física | AGÊNCIA FAPESP

Evento na Dinamarca premiou a equipe brasileira com uma medalha de prata e quatro de bronze (divulgação)

Brasil ganha 5 medalhas em Olimpíada Internacional de Física

24 de julho de 2013

Agência FAPESP – Cinco brasileiros foram premiados na 44ª edição da Olímpiada Internacional de Física (IphO, na sigla em inglês), ocorrida entre 7 e 15 de julho em Copenhague, na Dinamarca.

O estudante Fábio Kenji Arai, de São Paulo, ganhou medalha de prata. Fernando Frota Júnior, José Luciano de Morais Neto e Matheus Cariús Castro, do Ceará, e Guilherme Renato Martins Unzer, de São Paulo, receberam uma medalha de bronze cada um.

Voltado a alunos do ensino médio, o evento foi organizado pela Universidade Técnica da Dinamarca e pela Universidade de Copenhague para aproveitar as comemorações dos 100 anos da teoria para átomo de hidrogênio, criado pelo dinamarquês Niels Bohr.

Durante o encontro, os brasileiros puderam visitar a famosa sala do Instituto Niels Bohr, que deu base à interpretação moderna da teoria da mecânica quântica e para a função de onda.

Mesmo sendo uma competição individual, os responsáveis pelo evento ressaltaram aos participantes, oriundos de 84 países, a importância do trabalho em equipe.

Mais informações: www.ifsc.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1786:cinco-medalhas-para-o-brasil-na-44o-olimpiada-internacional-de-fisica&catid=7:noticias&Itemid=224
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados