Parceria deverá transferir para o país africano propostas dos Centros Vocacionais Tecnológicos e das Olimpíadas de Matemática realizadas no Brasil
Parceria deverá transferir para o país africano propostas dos Centros Vocacionais Tecnológicos e das Olimpíadas de Matemática realizadas no Brasil
Na ocasião foi firmada uma parceria de cooperação tecnológica para a troca de conhecimento entre os dois países que deverá ser focada, a princípio, na implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que hoje estão disseminados pelo Brasil em diferentes campos de especialização.
Com o acordo, Cabo Verde definirá suas necessidades na área de formação técnico-profissional e o Brasil facilitará a implantação dos centros apropriados. Uma comissão técnica virá ao Brasil em fevereiro para visitar CVTs.
A proposta cabo-verdiana é que os centros ofereçam cursos a distância que possam alcançar as várias ilhas que compõem o país, o que foi considerado viável pelo Brasil.
Durante o encontro foi discutida ainda a realização em Cabo Verde das Olimpíadas de Matemática para jovens do ensino médio e fundamental, realizadas com grande êxito no Brasil, além de ações e programas brasileiros voltados à inclusão digital e acesso a tecnologias.
Sara Maria demonstrou o interesse do governo de Cabo Verde em qualificar sua população, composta principalmente por jovens. "Cerca de 70% dos cabo-verdianos têm até 30 anos de idade e, em geral, revelam bom nível de escolaridade, com dez anos em média. E a preparação também é considerada de bom nível, havendo inclusive possibilidade de ingresso de muitos jovens na área de pesquisa científica e tecnológica", disse.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.