Projeto CFR-Ch@in ganha edição 2004 da premiação do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. Em 2003, outra parceria entre empresas brasileiras e espanholas havia sido a vencedora
Projeto CFR-Ch@in ganha edição 2004 da premiação do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento. Em 2003, outra parceria entre empresas brasileiras e espanholas havia sido a vencedora
A parceria envolve as brasileiras Aços Villares e Brasil Amarras e as espanholas Vicinay Cadenas, Sidenor I+D, Universidade do País Basco e Fundação Labein. Para viabilizar o CFR-Ch@in foram investidos US$ 2 milhões, sendo que as empresas brasileiras participaram com US$ 450 mil.
O prêmio – na forma de troféus e diplomas aos ganhadores – deverá ser entregue no dia 20 de outubro, durante o Fórum Iberoeka, que este ano será realizado em Lisboa, em Portugal. O Prêmio Iberoeka, que chega à quarta edição, é uma iniciativa internacional de cooperação multilateral criada no âmbito do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted), com sede em Madri, na Espanha. A idéia é promover a cooperação empresarial entre países iberoamericanos no campo da inovação e desenvolvimento tecnológico.
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), é o órgão gestor do programa no Brasil e atuou como elo entre os participantes do projeto CFR-Ch@ain, além de ter recomendado a certificação junto à premiação.
Segundo a Finep, o CFR-Ch@ain, ao avaliar a resistência e a durabilidade de componentes metálicos sujeitos à deterioração por fadiga e corrosão, busca prever o comportamento de equipamentos sob diferentes condições de trabalho, de forma a assegurar mais segurança e economia na exploração de petróleo e gás natural em águas profundas. O projeto envolveu, entre outros itens, o estudo de aspectos metalúrgicos, processos de fabricação, métodos de inspeção e processos de degradação.
O Sistema de Exploração de Imagem Rápido Aerotransportável (Seira), outras parceria Brasil-Espanha, foi o vencedor da edição de 2003 do prêmio. O Seira é um sistema de captura de imagens digitais realizada por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e pelo Sistema de Navegação Inercial (INS).
Os responsáveis pelo projeto são as empresas Stereocarto, da Espanha, e Aerocarta, do Brasil, em parceria com o Departamento de Cartografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto de Geomática da Universidade de Barcelona.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.