Bolsistas para o Timor Leste
19 de janeiro de 2005

Termina nesta quinta-feira (20/01) o prazo de inscrição para os interessados em participar do programa de qualificação de docentes timorenses

Bolsistas para o Timor Leste

Termina nesta quinta-feira (20/01) o prazo de inscrição para os interessados em participar do programa de qualificação de docentes timorenses

19 de janeiro de 2005

 

Agência FAPESP - Os brasileiros com grau universitário interessados em trabalhar no Timor Leste em projetos de pesquisa e qualificação de docentes devem se inscrever até esta quinta-feira (20/1) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os 50 bolsistas selecionados vão receber uma quantia mensal de US$ 1,1 mil, mais treinamento, transporte aéreo e benefícios como seguro-saúde e auxílio-instalação.

Os responsáveis pela seleção estimam que 10 mil pessoas vão se inscrever até esta quarta. "São muitas as inscrições de brasileiros que têm formação política e que querem ajudar um país desconhecido da nossa cultura, mas acessível", justifica Benício Schimidt, coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes.

A questão do desemprego e da mão-de-obra qualificada de professores aposentados também são outras explicações dadas pela Capes para justificar o grande número de inscritos, mesmo antes do fim do prazo formal. "Existem até pesquisadores renomados ainda ativos, apesar da aposentadoria, que gostariam de exercer um tipo de trabalho com feição internacional", explica Schimidt. A Capes, até segunda-feira (17/1), havia contabilizado 6 mil inscrições.

Graduados de praticamente todas as áreas do conhecimento podem concorrer a uma das 50 vagas. É necessário também que os candidatos tenham experiência como docente. A Capes informou que apenas quatro carreiras estão excluídas do concurso: artes, música, história e geografia. Os formados nas áreas de língua portuguesa, física, química, biologia, educação e administração têm mais chances de passar no concurso.

No Timor Leste, apenas 5% da população fala português. O país, localizado na parte oriental da Ilha de Timor, que fica entre a Austrália e a Indonésia, tem 49% da população entre 0 e 14 anos de idade. A mesma proporção é atingida pelo grupo formado por pessoas de 15 a 64 anos. Os últimos dados socioeconômicos mostram que 40% dos habitantes do Timor Leste vivem abaixo da linha da pobreza.

A inscrição pode ser feita pelo endereço eletrônico edital.cqci@capes.gov.br. Os candidatos devem enviar o currículo e uma carta dirigida à Capes solicitando a candidatura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161 do MEC, com Sonia Jacinto e Ionice Lorenzoni. Apenas as pessoas que realmente se adaptam ao perfil do candidato devem se inscrever.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.