Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulga premiados por melhores livros acadêmicos (foto: Abeu)

Bolsistas da FAPESP vencem Prêmio Abeu 2018
18 de dezembro de 2018

Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulga premiados por melhores livros acadêmicos

Bolsistas da FAPESP vencem Prêmio Abeu 2018

Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulga premiados por melhores livros acadêmicos

18 de dezembro de 2018

Associação Brasileira das Editoras Universitárias divulga premiados por melhores livros acadêmicos (foto: Abeu)

 

Agência FAPESP – O Prêmio Abeu, organizado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, anunciou os vencedores de sua quarta edição. Entre os finalistas indicados, ao menos 21 são ou já foram bolsistas da FAPESP.

A premiação distingue anualmente as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, incluindo o projeto gráfico. A atual edição teve sete categorias premiadas: Capa; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; e Projeto Gráfico.

Na categoria Ciências Humanas, o primeiro e terceiro colocados têm apoio da FAPESP: “Dicionário da Língua de Sinais no Brasil: A Libras em suas mãos” (1º colocado), de Fernando César Capovilla, Walkiria Duarte Raphael, Janice Gonçalves Temoteo e Antonielle Cantarelli Martins, e “50 Anos de Feminismo: Argentina, Brasil e Chile. A construção das mulheres como atores políticos e democráticos”, de Eva Alterman Blay e Lúcia Avelar.

Além deles, receberam menção honrosa Cristiana Bertazoni Martins, Leila Maria França e Itala Maria Loffredo D'Ottaviano.

Na categoria Ciências Naturais e Matemáticas, ficou em segundo lugar o projeto “Magmatismo Alcalino Continental da Região Meridional da Plataforma Brasileira” de Celso de Barros Gomes e Piero Comin-Chiaramonti.

Em Ciências Sociais e Aplicadas, “Domesticidade, Gênero e Cultura Material”, de Flávia Brito do Nascimento, Joana Mello de Carvalho e Silva, José Tavares Correia de Lira e Silvana Barbosa Rubino, ficou em terceiro lugar. Menção honrosa para Rosa Elisa M. Barone.

O projeto “Ecológicas da Universidade de São Paulo”, de Welington Braz Carvalho Delitti e Vânia Regina Pivello, foi o terceiro colocado na categoria Ciências da Vida.

Na categoria Linguística, Letras e Artes, foram premiados os projetos “A Erótica Japonesa na Pintura & na Escritura dos Séculos XVII a XIX”, primeiro colocado, de Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro, e “Contornos do (In)visível: Racismo e Estética na Pintura Brasileira (1850-1940)”, de Tatiana Lotierzo, em terceiro. Menções honrosas para José de Souza Martins, Helena Bonito Pereira e Ronaldo de Oliveira Batista.

A lista completa dos projetos prestigiados está disponível em www.abeu.org.br.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.