Bolsista da FAPESP recebe prêmio de associação nacional de pesquisa em Geografia | AGÊNCIA FAPESP

Bolsista da FAPESP recebe prêmio de associação nacional de pesquisa em Geografia Doutorando pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente foi homenageado por dissertação de mestrado sobre o clima da cidade de Ubatuba (Washington Gomes e Margarete Amorim; foto: Unesp)

Bolsista da FAPESP recebe prêmio de associação nacional de pesquisa em Geografia

11 de novembro de 2019

Agência FAPESP – A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) concedeu o prêmio “Aziz Nacib AB Saber” de melhor dissertação de mestrado em Geografia Física para Washington Paulo Gomes, doutorando pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Presidente Prudente.

A dissertação de Gomes teve apoio da FAPESP e foi coordenada pela professora Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, da FCT-Unesp.

A pesquisa analisou o clima urbano de Ubatuba (SP) e identificou os níveis de interferência humana no ambiente, caracterizando as temperaturas de acordo com os sistemas atmosféricos atuantes e sua distribuição no espaço geográfico. Também considerou os diferentes padrões construtivos e as características do relevo.

O estudo mostrou que as áreas mais quentes da cidade, ou ilhas de calor, resultam dos processos de ocupação desigual do espaço, com áreas densamente construídas e baixa vegetação arbórea. Esse padrão ocorre, sobretudo, fora das áreas de interesse turístico, de valorização cênica e de forte especulação imobiliária.

A Anpege também premiou a tese de doutorado do pesquisador Marcel Padinha, pela FCT-Unesp, orientada pelo professor Arthur Whitacker, da Unesp. Padinha recebeu o prêmio “Maurício de Abreu” em Geografia Humana por pesquisa que analisou os impactos socioespaciais para a vida das pessoas atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.

As premiações foram concedidas durante o 13º Encontro Nacional da Anpege, realizado em São Paulo. Concorreram trabalhos de 30 programas de pós-graduação de todo o país nas áreas de Geografia Física e Geografia Humana.

Mais informações em: https://bit.ly/2Choq1I.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados