CNPq e TWAS oferecem 40 bolsas de doutorado e dez de pós-doutorado a pesquisadores de países em desenvolvimento que atuem no campo das ciências naturais
CNPq e TWAS oferecem 40 bolsas de doutorado e dez de pós-doutorado a pesquisadores de países em desenvolvimento que atuem no campo das ciências naturais
O CNPq será a instituição responsável pelo pagamento das bolsas no país, ao passo que a TWAS, sediada em Trieste, na Itália, ficará encarregada de financiar os custos de transporte de ida e volta ao Brasil para os candidatos selecionados.
Os candidatos devem ser residentes permanentes de países em desenvolvimento, afirmar o compromisso de retorno ao país de origem após a conclusão de seus programas de estudo e apresentar proficiência em um dos seguintes idiomas: inglês, português, espanhol ou francês.
Segundo o CNPq, os candidatos às bolsas de doutorado deverão ter no máximo 30 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que apresentar a candidatura, possuir titulação de mestrado em um dos campos das ciências e apresentar carta de aceite oficial de um orientador ou chefe de departamento da instituição brasileira que receberá o estrangeiro.
Os candidatos às bolsas de pós-doutorado devem ter no máximo 40 anos de idade em 31 de dezembro do ano em que apresentar a candidatura, título de doutor em um dos campos das ciências naturais, estar regularmente empregado em uma instituição de ensino e/ou de pesquisa em seu país de origem e apresentar carta de aceite oficial de um orientador ou chefe de departamento da instituição brasileira que receberá o estrangeiro.
As inscrições devem ser encaminhadas até 31 de agosto de 2006.
Mais informações sobre a seleção para o Convênio CNPq/TWAS estão no site da TWAS (www.twas.org), nos links Activities/Fellowships and Associateships/Exchange Programmes.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.