Bolsas na Alemanha
06 de maio de 2010

Fundação Heinrich Böll Stiftung oferece bolsas de pós-graduação e doutorado para estudantes de fora da União Europeia. Inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro

Bolsas na Alemanha

Fundação Heinrich Böll Stiftung oferece bolsas de pós-graduação e doutorado para estudantes de fora da União Europeia. Inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro

06 de maio de 2010

 

Agência FAPESP – A fundação alemã Heinrich Böll Stiftung está oferecendo bolsas de estudos de pós-graduação e doutorado para estudantes de fora da União Europeia. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro. As aulas terão início no dia 1º de abril de 2011.

Para concorrer às bolsas de pós-graduação, os candidatos devem ser provenientes de países externos à União Europeia e devem ter diploma de Ensino Superior, além de comprovar bom conhecimento da língua alemã.

Já para as bolsas de doutorado é necessário, além de comprovar bons conhecimentos no idioma, ter concluído o mestrado e ter sido aceito em alguma instituição de ensino superior alemã.

Os processos de seleção de ambos os programas dividem-se em três etapas: submissão dos documentos de candidatura, entrevista com representantes da instituição e seleção dos projetos por meio de entrevistas individuais e discussões em grupo.

Para concorrer às bolsas é preciso enviar o formulário de inscrição preenchido, uma carta de apresentação justificando os motivos que levaram o candidato a concorrer à bolsa, um currículo, cópia dos certificados de graduação exigidos para cada tipo de bolsa, referências pessoais de orientadores de projetos, sinopse do projeto de pesquisa, descrição detalhada dos propósitos do projeto, confirmação de aceite da instituição alemã e o certificado de proficiência no idioma alemão.

Mais informações: www.boell.de ou pelo e-mail studienwerk@boell.de
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.