Bolsas FAPESP de pós-doutorado em Química de Produtos Naturais | AGÊNCIA FAPESP

Bolsas FAPESP de pós-doutorado em Química de Produtos Naturais São duas vagas para participar de estudo na UFSCar que busca controlar a ação negativa de formigas cortadeiras na agricultura (foto: Aelton Silva Souza/Wikimedia Commons)

Bolsas FAPESP de pós-doutorado em Química de Produtos Naturais

17 de dezembro de 2019

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Estudos integrados para o controle de formigas cortadeiras” oferece duas oportunidades de Pós-Doutorado com Bolsas da FAPESP, com atividades conduzidas no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As inscrições devem ser feitas até 26 de dezembro de 2020.

O principal objetivo do projeto é controlar a atividade de formigas cortadeiras de modo a reduzir a sua ação como praga agrícola e a formação de recursos humanos.

O bolsista selecionado para a primeira vaga será responsável pela obtenção de produtos naturais e estudará seus efeitos tóxicos sobre formigas cortadeiras, seu fungo simbionte, leveduras presentes no formigueiro e o efeito de inibição de enzimas, em laboratório e no campo.

O bolsista selecionado para a segunda vaga estudará imobilizações de enzimas em fase sólida de cromatografia líquida de alta eficiência e construirá microeletrodos modificados com essas enzimas a partir das formigas e seus microrganismos associados.

Os candidatos devem ter doutorado em Química Orgânica, Bioquímica ou Biologia e afins, obtido há no máximo sete anos.

As inscrições devem ser feitas por e-mail, com indicação à primeira vaga (bolsa A) ou à segunda vaga (bolsa B), junto com carta de interesse, curriculum vitae atualizado, três trabalhos publicados relacionados ao tema do projeto e carta de recomendação de dois profissionais da área para o coordenador do projeto, o professor João Batista Fernandes (djbf@ufscar.br).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3381.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados