Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) divulga edital de programa anual dirigido a alunos brasileiros de pós-graduação que pretendem estudar na Europa em 2004. A iniciativa conta com o apoio do CNPq e da Capes
Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) divulga edital de programa anual dirigido a alunos brasileiros de pós-graduação que pretendem estudar na Europa em 2004. A iniciativa conta com o apoio do CNPq e da Capes
A iniciativa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que ocorre todos anos, tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No último edital, 78 estudantes brasileiros receberam bolsas dentro do programa.
Segundo o novo edital, há três modalidades para os interessados escolherem cursos de especialização ministrados na Alemanha. Além do doutorado integral e do doutorado-sanduíche para todas as modalidades, existe uma linha exclusiva para médicos.
As bolsas terão duração de um ano, de 1º de março a 31 de abril. Em determinados casos, poderão ser prorrogadas. Para se inscrever, os alunos deverão ter, no momento do início da bolsa, até 32 anos. Para o doutorado-sanduíche e bolsas de pós-doutoramento a idade limite sobe para 36 anos. Alunos com idades superiores podem se inscrever no programa, mas vão concorrer apenas às bolsas oferecidas pela Capes e pelo CNPQ.
O DAAD exige dos candidatos desempenho acadêmico acima da média e um projeto de pesquisa científica sólido. A confirmação de um orientador na Alemanha também é fundamental. O valor da bolsa varia de 715 euros a 975 euros. O prazo das inscrições, que podem ser feitas em várias cidades brasileiras, termina no dia 12 de março de 2004.
O texto completo do edital e mais informações podem ser obtidas em http://rio.daad.de.
A FAPESP também mantém um acordo com o DAAD, que visa fomentar o intercâmbio de pesquisa entre cientistas brasileiros e alemães em instituições de pesquisa no Estado de São Paulo ou na Alemanha.
Para saber mais sobre o convênio FAPESP-DAAD, clique aqui.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.