Programa Bolsas de Verão do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron selecionará universitários para participar de projetos de iniciação científica e tecnológica
Programa Bolsas de Verão do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron selecionará universitários para participar de projetos de iniciação científica e tecnológica
O LNLS seleciona todos os anos em torno de 15 estudantes do 5º semestre dos cursos de graduação em ciências exatas, biológicas e engenharia, de instituições de ensino superior de todo o Brasil, além de África do Sul, Austrália e países da América Latina e do Caribe.
Segundo o laboratório, os bolsistas passarão os meses de janeiro e fevereiro de 2008 se dedicando aos projetos nas áreas de ciência de materiais (com ênfase em nanotecnologia e nanociência com aplicações de luz síncrotron), biologia estrutural e molecular, física e engenharia de aceleradores e instrumentação científica.
Construído a partir de 1987, o LNLS começou a disponibilizar em julho de 1997 as primeiras linhas de luz e suas estações experimentais para a comunidade científica e tecnológica. A fonte de luz síncrotron é uma poderosa ferramenta que permite o estudo de materiais com feixes de raios X, ultravioleta e infravermelho nas áreas de física, química, engenharia de materiais, meio ambiente, ciência da vida, entre outras.
Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de outubro pelo site www.lnls.br, anexando curriculum vitae e histórico escolar (de preferência em PDF).
Os candidatos precisam ainda ter cartas de recomendação enviadas por dois professores pelo e-mail bv2008@lnls.br, constando o nome do aluno e informações sobre desempenho e atuação em atividades acadêmicas; e enviar uma carta pessoal comentando por que gostariam de participar do programa.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.