Processo seletivo para bolsas de Iniciação Científica da FAPESP, destinado a alunos de História da USP, tem inscrições até 25 de maio (MP/USP)
Processo seletivo para bolsas de Iniciação Científica da FAPESP, destinado a alunos de História da USP, tem inscrições até 25 de maio
Processo seletivo para bolsas de Iniciação Científica da FAPESP, destinado a alunos de História da USP, tem inscrições até 25 de maio
Processo seletivo para bolsas de Iniciação Científica da FAPESP, destinado a alunos de História da USP, tem inscrições até 25 de maio (MP/USP)
Agência FAPESP – O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas até 25 de maio para o processo seletivo de bolsistas de Iniciação Científica.
As bolsas se destinam ao desenvolvimento de pesquisa no âmbito do projeto “Espaço doméstico e cultura material em São Paulo colonial a partir do estudo de acervos do Museu Paulista/USP”, apoiado pela FAPESP por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Ao todo, serão contemplados três alunos, sendo que cada um receberá R$ 502,80 por mês, valor da Bolsa de IC da FAPESP desde 1º de abril de 2011. A bolsa tem vigência de um ano, mas poderá ser prorrogada por mais um.
Para concorrer a uma das vagas é necessário ser aluno de graduação e não possuir reprovações no histórico escolar. Além disso, o candidato não poderá ter vínculo empregatício e bolsa de outra entidade. As bolsas são oferecidas apenas a alunos matriculados no curso de História da USP.
Das atividades a serem desenvolvidas, cada estudante selecionado será alocado para cada um dos três subprojetos que compõem o projeto de pesquisa.
No subprojeto “O espaço doméstico paulista em fontes textuais (séculos 18 e 19)”, o objetivo principal é investigar os aspectos materiais do espaço doméstico colonial por meio da posse de artefatos arrolados nos inventários post-mortem manuscritos dos habitantes da cidade de São Paulo e arredores no referido período.
O segundo subprojeto, “O mercado de artefatos domésticos em São Paulo (séculos 18 e 19)”, visa à investigação dos aspectos materiais do espaço doméstico colonial paulista por meio da produção e circulação de artefatos na cidade de São Paulo e arredores no referido período, registrados em fontes manuscritas.
O terceiro, “O espaço doméstico colonial paulista em acervos do Museu Paulista/USP”, pretende analisar a formação das coleções e o histórico expositivo dos artefatos relacionados ao espaço doméstico colonial paulista no museu.
Mais informações e edital: www.mp.usp.br/docs/edital.pdf
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.