Problemas para ver o boletim? Clique aqui

Agência FAPESP English      Español

09 de setembro de 2022

Estudo relaciona alteração de olfato ou paladar após a COVID-19 com problemas de memória
Pesquisadores da USP acompanharam 701 pacientes internados por complicações da doença no Hospital das Clínicas. Em avaliações feitas seis meses após a alta hospitalar, observou-se que os indivíduos que apresentavam mais sequelas sensoriais também tinham pior desempenho nos testes cognitivos, principalmente os de memorização

Estudo desvenda mecanismo imune responsável por parte dos casos fatais de COVID-19
Enquanto alguns pacientes morrem com alta carga viral e pouca inflamação, outros são vitimados por complicações inflamatórias que surgem após a eliminação do vírus do organismo. Os casos deste segundo grupo, segundo cientistas da USP, têm relação com a permanente ativação de um mecanismo inflamatório chamado inflamassoma. Achados podem orientar abordagens terapêuticas personalizadas

No mundo todo, infecções fúngicas aumentaram a mortalidade de internados por COVID-19
Conclusão foi apresentada por um grupo internacional de cientistas em artigo publicado na revista Nature Microbiology. Trabalho alerta sobre a urgência de desenvolver novos fármacos antifúngicos

Vacina contra COVID-19 desenvolvida por grupos da UFMG, USP e Fiocruz está pronta para testes em humanos
Resultados dos experimentos com animais acabam de ser divulgados na Nature Communications. Pesquisadores aguardam aval da Anvisa para dar início ao ensaio clínico

Na Amazônia, fome aumentou em 76% risco de crianças terem COVID-19
Em pesquisa que acompanha nascidos em 2015 e 2016 no município de Cruzeiro do Sul, no Acre, mais da metade dos entrevistados relatou que passou fome no mês anterior; ocorrência de sintomas apresentou relação ainda com vulnerabilidade social, escolaridade e cor da pele das mães

Tecido biodegradável inativa bactérias e vírus como o SARS-CoV-2
Material criado por startup apoiada pelo PIPE-FAPESP pode ser empregado em máscaras faciais e aventais cirúrgicos; ao participar do treinamento PIPE-Empreendedor, fundador da empresa identificou outras aplicações, como em filtros de ar-condicionado, fraldas e absorventes íntimos

Modelo matemático aponta morcegos como mais prováveis hospedeiros do SARS-CoV-2
Usando a técnica de aprendizado de máquina, pesquisadores da USP cruzaram dados de diferentes coronavírus e reforçaram papel de mamíferos voadores como primeiros reservatórios do vírus que desencadeou pandemia de COVID-19; ferramenta pode ser útil em emergências futuras

Técnicas modernas facilitam a busca por produtos naturais e podem levar a terapias para Aids e COVID-19
Tema foi debatido na terça-feira por Barry O’Keefe, do National Cancer Institute, durante a Escola FAPESP 60 anos: Ciências Exatas, Naturais e da Vida. Segundo dia do evento também teve conferências de José Nelson Onuchic, da Rice University, e Virgilio Almeida, da UFMG

Novo método pode ajudar a prever casos de variantes da COVID-19 em populações já infectadas ou vacinadas
Estudo divulgado na revista Vaccines usou amostras de bancos de sangue de sete capitais brasileiras para medir a quantidade de anticorpos contra o SARS-CoV-2, relacionando a proteção da vacina à variante delta e seu nível de mortalidade

Vídeos Ver Todos

Ciência SP | Treinar de máscara não afeta a respiração
Estudo feito na USP com 17 homens e 18 mulheres saudáveis indica que o uso de máscara não afeta a respiração nem a resposta cardiovascular durante o exercício físico.

Ciência SP | Nova variante do coronavírus
Pesquisadores da USP constataram que a proteína spike da nova linhagem viral surgida no Reino Unido interage melhor com o receptor celular humano ACE2, por meio do qual o SARS-COV-2 invade o corpo humano.

Sonhos podem revelar como está o processo de adaptação durante a pandemia
Por meio da análise dos sonhos, os pesquisadores brasileiros mostram ser possível mensurar o grau de sofrimento causado pela pandemia e pelo isolamento social.

Atividade física remota e supervisionada durante a pandemia
Com base em dados de 344 voluntários, grupo da USP comparou os benefícios à saúde de três tipos de prática: presencial com personal trainer, on-line sem supervisão ou supervisionada virtualmente por profissional.

Ciência SP | Embalagens mais seguras
Um papel capaz de inativar o novo coronavírus e outros microrganismos causadores de doenças foi lançado pela indústria Irani. O material possui micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura durante o processo...

Ciência SP | Eficiência de filtragem das máscaras
Estudo feito na USP avaliou a eficiência de 227 tipos de máscara. As cirúrgicas e as PFF2/N95 foram as com melhor desempenho, filtrando entre 90% e 98% das partículas de aerossol. Na sequência, estão as de TNT vendidas em farmácia...

Acompanhe a Agência FAPESP

nas redes sociais

Assine o boletim da Agência FAPESP.

Indique a Agência FAPESP aos seus amigos.

Cancele o recebimento do boletim.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP | CEP 05468-901 | Brasil