Problemas para ver o boletim? Clique aqui

Agência FAPESP English      Español

01 de julho de 2022

Terapias baseadas em luz apresentam bons resultados na recuperação de sequelas pós-COVID
Aparelhos que combinam laser, ultrassom e pressão negativa ajudam a regenerar tecidos e tratar lesões musculares, articulares, neurológicas, dermatológicas e pulmonares. Protocolos frutos de parcerias entre universidade e empresas estão sendo testados e poderão ser aplicados em centros de tratamento de todo o país

Estudo aponta alta probabilidade de surgirem variantes mais perigosas do SARS-CoV-2 nos próximos meses
Em estudo de revisão, pesquisadores da USP e do Hospital Sírio-Libanês analisaram a evolução do vírus causador da COVID-19 e constataram que o patógeno tem se tornado cada vez mais resistente ao sistema imune humano

Cientistas usam leite materno para tratar COVID-19 prolongada em paciente com imunodeficiência grave
Mulher é portadora de doença genética que causa desregulação do sistema imune, prejudicando a resposta inflamatória e a produção de anticorpos. Vírus foi eliminado graças à ingestão, durante uma semana, do leite de doadora imunizada contra o SARS-CoV-2. Caso foi relatado na revista Viruses por grupo da Unicamp

Máscara criada na USP para conter a COVID-19 inativa também o vírus da gripe
Lançado durante a pandemia, o produto já havia se mostrado eficaz contra diversas variantes do SARS-CoV-2. Novos testes constataram que seu princípio ativo inativa os tipos A e B do vírus influenza

Pesquisa revela mecanismo ligado ao agravamento da COVID-19 nos pulmões e abre caminho para tratamento
Cientistas brasileiros do consórcio ImunoCovid mostram que a infecção por SARS-CoV-2 leva a uma ‘tempestade’ de enzimas no pulmão, que danifica o órgão e pode deixar sequelas

Estudo indica que 8% dos atletas desenvolvem sintomas persistentes após contrair a COVID-19
Constatação foi feita por pesquisadores da USP com base na revisão de 43 artigos científicos sobre o tema. Para os autores, achados apontam para a necessidade de uma avaliação criteriosa e personalizada antes do retorno à prática esportiva

Estudo revela como o vírus da COVID-19 manipula as células para se replicar
Pesquisadores da Unicamp e da USP observaram que a proteína PCNA – presente no núcleo das células humanas – interage com a proteína M do SARS-CoV-2. Em testes laboratoriais, a inibição desse mecanismo por um fármaco reduziu a replicação viral entre 15% e 20%

Vídeos Ver Todos

Ciência SP | Treinar de máscara não afeta a respiração
Estudo feito na USP com 17 homens e 18 mulheres saudáveis indica que o uso de máscara não afeta a respiração nem a resposta cardiovascular durante o exercício físico.

Atividade física remota e supervisionada durante a pandemia
Com base em dados de 344 voluntários, grupo da USP comparou os benefícios à saúde de três tipos de prática: presencial com personal trainer, on-line sem supervisão ou supervisionada virtualmente por profissional.

Ciência SP | Embalagens mais seguras
Um papel capaz de inativar o novo coronavírus e outros microrganismos causadores de doenças foi lançado pela indústria Irani. O material possui micropartículas de prata e sílica incorporadas em sua estrutura durante o processo...

Ciência SP | Eficiência de filtragem das máscaras
Estudo feito na USP avaliou a eficiência de 227 tipos de máscara. As cirúrgicas e as PFF2/N95 foram as com melhor desempenho, filtrando entre 90% e 98% das partículas de aerossol. Na sequência, estão as de TNT vendidas em farmácia...

Acompanhe a Agência FAPESP

nas redes sociais

Assine o boletim da Agência FAPESP.

Indique a Agência FAPESP aos seus amigos.

Cancele o recebimento do boletim.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP | CEP 05468-901 | Brasil