Problemas para ver o boletim? Clique aqui

Agência FAPESP English      Español

30 de abril de 2021

Proteção social é determinante para conter a COVID-19, indica estudo internacional
Projeto liderado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, faz análise detalhada sobre o efeito de políticas públicas e decisões governamentais no controle da COVID-19 e assinala fatores que influenciaram o sucesso ou o fracasso dos países

Descrito possível mecanismo que permite à variante sul-africana do coronavírus escapar do sistema imune
Mutação na proteína spike presente nessa linhagem está associada a fenômeno bioquímico conhecido como glicosilação, que impede a ligação dos anticorpos. Se confirmada por novos estudos, descoberta pode orientar o desenvolvimento de vacinas mais eficazes contra as novas cepas

Estudo identifica variações em genes relacionados à COVID-19 na população brasileira
Resultados foram divulgados na revista Human Genome Variation por integrantes do Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia da Unicamp

Doença de Alzheimer aumenta riscos de gravidade e morte por COVID-19
Pacientes com essa condição neurodegenerativa têm três vezes mais chance de falecer em decorrência da infecção pelo SARS-CoV-2 e seis vezes mais se tiverem mais de 80 anos, aponta estudo de pesquisadores da USP, Instituto Butantan e UFRJ

Máscaras transparentes aumentam em 10% a compreensão da fala, aponta estudo
Pesquisa feita remotamente com 154 voluntários mensurou a importância da pista visual para a comunicação tanto entre indivíduos com audição normal quanto entre pessoas com perda auditiva

FAPESP selecionará projetos que subsidiem políticas públicas de recuperação dos impactos da COVID-19
Edital disponibilizará R$ 18,5 milhões para o financiamento de pesquisa colaborativa com parceiros internacionais. Prazo de submissão se encerra em 10 de julho

Projeto da USP permitirá estimar a cobertura vacinal no Brasil
Pesquisadores desenvolvem aplicativo baseado em algoritmo de inteligência artificial para mensurar nas carteiras de papel quais vacinas e quantas doses foram administradas. Voluntários podem enviar fotos de suas carteiras pela internet

Modelo permite projeção futura de casos, mortes e internações por COVID-19
Projeto está sendo desenvolvido por pesquisadores da USP e da UFSCar. Em breve os dados estarão disponíveis na internet

Rede de professores orienta profissionais de odontologia no combate à COVID-19
Pelo Instagram, grupo divulga informações científicas sobre prevenção e cuidados nos consultórios durante a pandemia

Vídeos Ver Todos

Ciência SP | Esterilização remota de ambientes
A startup BioLambda desenvolveu em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein um equipamento móvel capaz de esterilizar ambientes com radiação ultravioleta C (UVC) em cerca de três minutos.

Ciência SP | Teste Popular de COVID-19
Para ampliar o acesso ao diagnóstico da COVID-19, pesquisadores da USP em São Carlos e da startup Biolinker, com o apoio da FAPESP, desenvolveram um teste rápido de baixo custo que funciona de modo semelhante aos já disponíveis...

Ciência SP | Novo teste rápido para COVID-19
A startup BioinFood, apoiada PIPE-FAPESP, desenvolve um teste rápido para diagnóstico da COVID-19. O sistema envolve um biossensor capaz de registrar, em amostras de saliva, a reação entre o SARS-CoV-2 e a levedura Saccharomyces...

Ciência SP | Nova variante do coronavírus
Pesquisadores da USP constataram que a proteína spike da nova linhagem viral surgida no Reino Unido interage melhor com o receptor celular humano ACE2, por meio do qual o SARS-COV-2 invade o corpo humano.

Plataforma on-line mostra a resistência indígena durante a pandemia
Realizadores indígenas e pesquisadores criam espaço virtual para a exibição de filmes que mostram luta dos povos autóctones do Brasil contra ameaças trazidas pelo homem branco, como a chegada da COVID-19 às aldeias. Entre as...

Acompanhe a Agência FAPESP

nas redes sociais

Assine o boletim da Agência FAPESP.

Indique a Agência FAPESP aos seus amigos.

Cancele o recebimento do boletim.

Rua Pio XI, 1500 - Alto da Lapa - São Paulo - SP | CEP 05468-901 | Brasil